Tenho síndrome de Sjögren há 4 anos, por ser uma doença autoimune ela é considerada imunossupressora

1 respostas
Tenho síndrome de Sjögren há 4 anos, por ser uma doença autoimune ela é considerada imunossupressora?
Não necessariamente. A maioria dos pacientes com doenças autoimunes têm a imunidade normal contra infecções, contudo o sistema imune também ataca o próprio corpo (causando os sintomas da doença autoimune, como na síndrome de Sjögren). Em geral, os pacientes são considerados imunossuprimidos quando precisam fazer algum tratamento da doença. Muitos medicamentos utilizados para amenizar os sintomas da doença autoimune costumam prejudicar a imunidade do paciente contra infecções (há diversos graus: pode ser desde uma imunossupressão leve, até uma imunossupressão grave - isto vai depender do tipo de tratamento que o paciente recebe). Exemplos de medicamentos imunossupressores: corticoide (prednisona), metotrexato, azatioprina, ciclofosfamida etc.