Tenho síndrome do pânico e tenho medo de ter doenças , como: botulismo e apendicite. Acho que sou hi

19 respostas
Tenho síndrome do pânico e tenho medo de ter doenças , como: botulismo e apendicite. Acho que sou hipocondríaco. Acho que um dia vou ter e fico com isso na cabeça , o que devo fazer ? Passo horas achando que vou ter apendicite e fico pensando em cirurgias , que posso morrer, que um dia poderei ter sintomas parecidos, etc e evito o máximo possível comer alguns alimentos com medo do botulismo. Tomo dois anti depressivos.
Olá! vejo que você vivencia diariamente uma sensação angustiante de se contaminar. Não posso afirmar apenas com esse seu relato, mas vejo que você está vivendo uma fobia obsessiva e compulsiva, o que pode ser o famoso TOC (Transtorno Obsessivo-Compulsivo). À princípio, seria importante você voltar a se consultar com seu psiquiatra para rever dosagens e talvez mudança nesses antidepressivos. Conversando com ele, contando a ele como se sente e o quanto se sente angustiado, ele poderá rever as medicações e assim lhe receitar algo que acalme de fato seus sintomas de obsessão e compulsividade, para que assim você possa ao menos se alimentar e trabalhar de maneira tranquila. Afora isso, e tão importante quanto, é você se consultar com um psicólogo. Tratar a o TOC em psicoterapia é fundamental para a contenção das fobias e controle dos medos. Acredite, a psicoterapia é o caminho certo e mais indicado para tratar essa compulsão. O psicólogo te acompanhará de perto, entendendo sua angústia e analisando e discutindo sobre ela com você, buscando uma saída saudável e que lhe traga autoconfiança e tranquilidade.

Como a profissional acima citou tem várias situações que acabam sendo gatilhos. Para entender melhor tudo isso que está te passando é estar escutando o que esses métodos te remetem e o que vc pode associar, junto com a terapia. Busque ajuda, assim que puder.
Att Diana Rugeles
É interessante quebrar esse ciclo de pensamentos, pois isso está em ti de forma inconsciente.
Ola!! Alem de tudo que meus colegas disseram acima...quero apenas fazê-lo pensar e analisar sua propria fala...seus medos e angústias...
Nosso cérebro quer sempre nos proteger e nos fazer sobreviver, independente de qualquer coisa...esse eh o objetivo do cérebro: te fazer viver. Com isso, podem acontecer situações na sua vida, que geram conflitos biológicos e posteriormente algum efeito sintomatico no seu corpo (doenças)...
O pânico em geral refere se a pessoas que querem controlar tudo.. O que seu corpo pedia para voce fazer, que voce não pôde e se sentiu impotente? Qual a sua percepção em ter que controlar tudo? Em ter que saber do que irá acontecer com voce?
Lembre se,..seu cérebro nao sabe se voce quer ou nao... ele simplesmente executa suas mensagens, pensamentos.ele nao questiona.. apenas executa... entao o melhor que voce tem a fazer é tentar descobrir a causa desses pensamentos... o motivo que eles aparecem com tanta frequencia e o porque desse medo.. tudo tem explicação..
Se precisar de auxilio, pode me chamar que ficarei feliz em te ajudar. Atendo com hipnoterapia e medicina germanica... onde ajuda a acharmos a causa da questao. Fique bem... e nao deixe de buscar atendimento psiquiatrico e psicologico.
O Transtorno de Ansiedade de Doença (antes denominado hipocondria) envolve a preocupação em ter ou contrair uma doença grave. A ideia de estar doente é acompanhado por uma ansiedade significativa e as preocupações com a saúde assumem uma posição de destaque na vida da pessoa. Além disso, é comum pesquisarem freneticamente sobre a doença suspeitada e adotarem comportamentos de segurança (verificações repetidas no corpo procurando sinais de doença, idas frequentes à médicos ou o oposto, evita-se ir a consultas e hospitais).

É importante diferenciar o Transtorno de Ansiedade de Doença do TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo). Indivíduos com o Transtorno de Ansiedade de Doença pode ter pensamentos intrusivos de se ESTAR doente e também pode apresentar comportamentos compulsivos associados (busca por segurança). No TOC, os pensamentos intrusivos concentram-se no temor de ter uma doença no FUTURO, pode vir acompanhado de rituais (compulsões), MAS, geralmente, pessoas com TOC possuem preocupações para ALÉM do tema doença.

Seja Transtorno de Ansiedade de Doença ou TOC, imagino o quão difícil seja para você lidar com tudo isso (soma-se o pânico). Procure um psicólogo e um psiquiatra para realizar um diagnóstico diferencial e iniciar um tratamento para ajudá-lo (a) a lidar com estas preocupações. É possível lidar com elas e ter uma vida mais leve e feliz.

Abraços!
Olá, ideal seria informar isso ao seu médico, o mesmo que prescreveu os dois antidepressivos, para associar algum que possa também atuar na ansiedade. Importante também procurar uma psicoterapia, pois falar sobre esse medo de adoecer, dentre outras coisas seria importante.

Abraço.
Boa tarde, oriento buscar pelo psiquiatra que te acompanha e relatar sobre a recorrência desses pensamentos, ele poderá avaliar se a necessidade de trocar ou ajustar as medicações. O acompanhamento psicológico também se faz necessária, pois o espaço vai permitir que você fale dos seus sentimentos, e junto ao profissional realizem uma investigação, para entender como começou e encontrar ferramentas para que você possa superar e resgatar sua qualidade de vida.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 150
Olá tudo bem? A psicoterapia é o caminho certo e mais indicado para tratar essa compulsão, onde psicólogo te acompanhará de perto, entendendo o seu medo, analisando e discutindo com você, buscando uma saída mais saudável e que lhe traga autoconfiança e tranquilidade.Com a terapia vai te ajudar a quebrar esse ciclo de pensamentos de medo insegurança, pois isso está em ti de forma inconsciente.
Procure ajuda, se liberte dessa angustia, pensa mais na sua saude mental.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 70
Olá! O Pânico é um transtorno de ansiedade. Busque tratamento! Provavelmente, no seu caso, será necessário acompanhamento psicológico e psiquiátrico devido a intensidade do quadro.
Olá! Essa apreensão excessiva relacionada a possibilidade de ter ou vir a ter uma doença grave é uma preocupação irracional, que precisa ser tratada em psicoterapia, para que os sintomas não continuem te dominando e você aprenda a olhar para a vida de maneira mais objetiva. O medo constante de morrer, dependendo do caso, pode ser tratado também com ansiolíticos (medicamentos para controle da ansiedade). Vejo que você já está sendo acompanhado por um psiquiatra e isso é muito bom. Porém é igualmente importante que procure também um Psicólogo para te auxiliar nesse processo. O acompanhamento psicológico é indispensável para trabalhar, inclusive, todas as possíveis causas que geraram o quadro. Na psicoterapia, será possível investigar o curso do desenvolvimento da doença e pensar em outros recursos para o seu enfrentamento. Cuide-se bem!
Olá, a Sra já deve ter o acompanhamento de um psiquiatra para a utilização dos medicamentos, sugiro auxiliar o tratamento medicamentoso a terapia para um devido diagnóstico e tratamento adequado.
olá, seria muito interessante, como os colegas já mencionaram, a busca de uma psicoterapia associada ao acompanhamento do psiquiatra, para que possa alcançar um tratamento mais efetivo para suas questões.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicológica online - R$ 230
Olá, primeiro meu abraço pra você. Imagino que o sofrimento deve ser bastante intenso!
Independente de outros diagnósticos secundários, é possível perceber que você tem um quadro de forte ansiedade. E é possível ver que ela se manifesta na tentativa de evitar alguns males e tentando controlar (muito) a realidade em função disso.

A ansiedade passa uma mensagem, ela em geral quer 'dizer' algo que talvez você não esteja conseguindo perceber sozinho. Pra isso seria importante você conversar com um profissional e aí sim tentar entender o que seu corpo e suas emoções estão 'pedindo'. É muito importante também olhar pro seu histórico de vida e entender o sentido desse sintoma na sua história pessoal.

Isso sem ignorar a necessidade de um acompanhamento psiquiátrico e de adequação de bons hábitos de vida em geral.

Espero que fique bem!
Esse medo de ter doenças pode ser real, por você já ter algo no seu organismo que indique isso, ou até ter algo na sua família, ou pode ser algo que você esteja criando na sua mente e, portanto, não adianta apenas tomar dois anti-depressivos, pois se trata de crenças e medos seus que precisam ser averiguadas em um processo psicoterapêutico psicanalítico. Tudo o que pensamos tem sempre um motivo e uma raiz, da onde surgiu. Nas sessões de psicanálise vamos identificar da onde provém esses medos todos que podem estar te fazendo mal. Afinal, apenas tomar remédios e não averiguar seus pensamentos e compreender qual a raiz dos problemas, pode não ser eficaz. Me coloco disponível para que você possa marcar sessões comigo para um processo psicanalítico!
Um psicanalista pode ajudar a entender as origens da sua ansiedade e medo. Eles podem ajudá-lo a identificar os pensamentos e sentimentos que estão contribuindo para o seu medo e ansiedade e ajudá-lo a encontrar maneiras de lidar com eles. Eles também podem ajudá-lo a desenvolver estratégias para lidar com o seu medo e ansiedade, como respiração profunda, relaxamento muscular, visualização positiva e outras técnicas de autocuidado. Além disso, eles podem ajudá-lo a desenvolver habilidades para lidar com o estresse e a ansiedade, como habilidades de comunicação, habilidades de resolução de problemas e habilidades de autocontrole.
Não há uma resposta simples e direta. Seu relato traz muitas informações e suposições. Penso que psicoterapia vai te ajudar a lidar com esses pensamentos, entendendo gatilhos e construindo ferramentas de enfrentamento. Abraço
Bom dia
Conviver com qualquer transtorno mental gera desânimo e diminui a perspectiva da pessoa em estar bem, melhorar e ter um futuro mais saudável, o que gera um ciclo que realimenta o próprio transtorno. O primeiro passo você já deu, que foi procurar uma avaliação médica e fazer uso correto da medicação prescrita. Penso que falta a combinação com a psicoterapia, que seria a busca da compreensão do motivo porque seu pensamento e sentimentos funcionam dessa forma, o que também ajudaria na melhora dos seus sintomas.
Boa sorte. Abraços
Lidar com a síndrome do pânico e preocupações com a saúde pode ser desafiador. Recomendo que busque a orientação de um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra, para discutir esses medos e aprender estratégias de enfrentamento. A terapia cognitivo-comportamental pode ser especialmente útil no tratamento da síndrome do pânico e preocupações relacionadas à saúde. Estou a disposição para te ajudar nessa questão.
Olá! A psicoterapia é uma ferramenta indispensável para aprender a lidar como o funcionamento da sua mente, a lidar como esses pensamentos repetitivos que geral tanto desconforto. O autoconhecimento através da psicoterapia mais a medicação adequada seria uma ótima ferramenta para lidar com este grande desafio.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia adulto - R$ 150