Tenho surdez unilateral, porém nunca deixei isso afetar meu cotidiano. Fui militar por 8 anos: entre
1
respostas
Tenho surdez unilateral, porém nunca deixei isso afetar meu cotidiano. Fui militar por 8 anos: entrei como recruta no Exército em 2015 e, em seguida, atuei como músico militar por meio de um concurso interno. Para assumir o concurso, eu poderia utilizar um ata de saúde do próprio quartel, pois passando por médico na unidade anualmente. As inspeções de saúde eram anamneses orais, baseadas em perguntas e respostas, então nunca expus minha surdez. Porém, nunca foi solicitado um exame audiométrico. Vida que segue: o surdo unilateral não era considerado uma pessoa com deficiência. Contudo, os concursos públicos, principalmente de carreiras militares, exigem rigor nesses exames, como a audiometria tonal, com critérios específicos para cada ouvido. Sabendo que nunca seria aprovado em um concurso por esse motivo, apenas acabei desistindo e mantendo uma nova profissão. Porém, descobri recentemente que foi aprovado a Lei nº 14.768/2023, que regular a surdez unilateral como deficiência auditiva, de acordo com o Senado Federal. A lei foi promulgada em 22 de dezembro de 2023. Assim, gostaria de retomar meus estudos e queria saber quais passos posso tomar: como consigo laudos, quais exames devo fazer, quais especialistas procurar? agradeço pelas respostas.
Busque um otorrinolaringologista, que vai solicitar exames audiométricos e te dar o laudo do tipo e grau da perda de audição. Fico à disposição.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.