tenho uma cirurgia marcada para colocar prótese no fêmur, mas ontem os médicos descobriram que sofro

2 respostas
tenho uma cirurgia marcada para colocar prótese no fêmur, mas ontem os médicos descobriram que sofro da doença de scheuemann, devo operar? qual o melhor procedimento para o tratamento dessa doença?
A Doença de Scheuermann é caracterizada principalmente por uma hipercifose rígida da coluna torácica (curvas acima de 45 graus) associada a graus variáveis de encurtamento muscular, principalmente os isquiotibiais. A cirurgia de prótese de quadril não está contra-indicada, mas a hipercifose torácica e o encurtamento muscular deve ser levado em conta durante a cirurgia de prótese do quadril, pois o posicionamento da prótese pode influenciar no balanço sagital (a postura da sua coluna vertebral e quadris olhando de perfil). Com relação ao tratamento do Scheuermann, tudo dependerá da idade do paciente e do valor angular. A maioria dos casos apresentam curvaturas abaixo de 75 graus e podem ser tratados de forma conservadora com fisioterapia.
Procure uma avaliação de um especialista em Coluna juntamente com seu cirurgião de quadril para ter uma avaliação global.

Sem dúvidas, o posicionamento da sua coluna vai influenciar diretamente sobre a articulação do quadril. Sugiro tratamento fisioterápico por pelo menos 6 meses com técnica de cadeias musculares GDS, para verificar a melhora da postura e se o mesmo repercute sobre a articulação do quadril. A cirurgia de prótese pode intensificar o quadro postural (doença de Scheuermann) e as dores relacionadas, talvez não serão resolvidas somente com a cirurgia.