Tenho uma filha de 12 anos que tem TOD e TDAH. Não temos 1 dia de paz em casa. Os problemas maiores

3 respostas
Tenho uma filha de 12 anos que tem TOD e TDAH. Não temos 1 dia de paz em casa. Os problemas maiores são a insistência, manipulação e convicção de que ela precisa de algo, normalmente de comprar e principalmente de comer doces. Eu não cedo. Ela não faz nada e não tem interesse em absolutamente nada a nao ser comprar e comer doces. A insistência é tanta que parece que eu vou surtar e ceder a um pensamento intrusivo, de tão irritada que ela consegue me deixar. Quando ela se frustra muito, fica agressiva e não consigo conter, visto que ela é maior que eu.
Tenho percebido também que ela parece ser obcecada por mim. Ela pede pra dormir comigo, me liga inúmeras vezes enquanto está na escola por motivos que ela cria, até quando ela acorda rapidamente, me chama e volta a dormir. Eu já não aguento mais esse apego e cada dia que passa, chega a me dar mais nervoso e repulsa de me sentir presa, sufocada, pisando em ovos, me trancando no meu quarto pra evitar barulho pra ela não acordar.
Ela faz terapia mas o processo é lento, são tantas questões não mencionadas aqui que precisam e são trabalhadas, que não sobra espaço pra tratar tantas outras questões do dia a dia…fico sem esperança de melhoria e sinto que isso pode acabar em tragedia. Isso seria um transtorno de personalidade que vai ser diagnosticado lá na frente? O que posso fazer pra amenizar essa situação?
Bom dia! Muito complicado essa situação mesmo, e como você mencionou, é realmente um processo lento, pois o tratamento principal para o TOD, e pode ser que tenha outro transtorno associado por algumas coisas que você citou, seria a terapia, o qual já está realizando. E sim pode ser que após os 18 anos tenha algum transtorno de personalidade associado, por isso nessa fase até os 18 anos seria essecial a terapia. Porém para essa compulsão, impulsividade, instabilidade e agressividade, medicações podem auxiliá-la para melhor qualidade de vida de ambas. Você também deve procurar terapia para conseguir lidar melhor com essas situações, irá te ajudar muito.
Espero ter contribuído um pouco para sua angústia.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Isabely Siqueira Melo
Psiquiatra
São Paulo
Entendo sua angústia e é realmente uma situação desafiadora para qualquer família. Em norma, o diagnóstico de transtorno de personalidade só se dá a partir dos 18 anos, mas já na adolescência conseguimos ver traços.
Na atual fase do seu filha, o acompanhamento multidisciplinar com psicólogo/psicopedagoga é de suma importância. Quando olhamos a criança/adolescente como um todo e junto a uma equipe multidisciplinar conseguimos traçar um plano terapêutico melhor. É de fundamental importância entender a dinâmica da criança/adolescente.
Espero ter ajudado na reposta.
O TOD predispõe para transtornos de personalidade na idade adulta. Mas transtornos de personalidade diagnosticadas nessa idade são bem difíceis de ocorrer. A personalidade ainda está em formação. O recomendado é terapia familiar. Isso deve ser feito. Antes de pensar em transtorno de personalidade é precisso haver avaliação e um trabalho na dinâmica familiar.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.