Tenho uma filha de 6 anos diagnosticada com autismo leve, na família não temos casos, pelo menos não

2 respostas
Tenho uma filha de 6 anos diagnosticada com autismo leve, na família não temos casos, pelo menos não sabemos de nenhum, quais as chances do meu segundo filho (a) ter também? Tem algum exame que possa ser feito ou passar com algum profissional?
Ela faz acompanhamento com neuropediatra*
Olá! O aconselhamento genético pode te auxiliar. Sem detalhes, sim, um seguindo filho tem um percentual maior de ter Transtorno do Espectro Autista quando o primeiro tem esse diagnóstico. À disposição.

Olá! Obrigado por sua pergunta. Não há uma resposta simples e exata para isso, mas é importante lembrar que o autismo é uma condição complexa e multifatorial. Alguns estudos sugerem que o risco de ter um segundo filho com autismo é ligeiramente maior do que a população geral, mas isso não é uma certeza. Não há um exame para prever se uma criança terá autismo, mas é possível fazer um aconselhamento genético com um especialista e discutir as possibilidades. Continuar com o acompanhamento com o neuropediatra de sua filha e manter uma comunicação aberta com o médico é fundamental. É importante lembrar também que cada criança é única e tem seu próprio ritmo de desenvolvimento. Continue apoiando e incentivando suas crianças e buscando ajuda profissional sempre que necessário. Em nossa plataforma, há diversos neuropediatras bem avaliados que podem ajudá-la a tirar suas dúvidas e orientá-la melhor. Qualquer outra pergunta, estou à disposição!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 800