Ter pensamentos envolvendo temas sexuais em momentos aleatórios do dia e que não vão embora facilmen

27 respostas
Ter pensamentos envolvendo temas sexuais em momentos aleatórios do dia e que não vão embora facilmente pode ser uma característica do TOC?
Sim. Uma pessoa que tem TOC ou Transtorno Obsessivo Compulsivo tem Obsessões e Compulsões. As obsessões seriam como pensamentos intrusivos, persistentes e que causam desconforto e para se aliviar desses sintomas a pessoa faz uma Compulsão, comportamento para neutralizar o pensamento (como estalar os dedos). O ideal é que busque um psicólogo para fazer uma avaliação inicial dentro da abordagem da terapia cognitivo comportamental que é a abordagem de maior eficácia para o TOC segundo a literatura científica. Fico a disposição! Abs.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 250

Pode ser TOC se você estabelece um ritual ou crenças para aliviar cada vez que esse pensamento surge. Por exemplo: cada vez que vem esse pensamento você precisa parar o que está fazendo para aliviar a ansiedade que esse pensamento trás. Se for só pensamento.... observe se o quadro pode evoluir para uma compulsão.
Bom dia, antes de definir se é TOC é preciso que consulte um especialista seja psiquiatra ou psicologo para ver a origem dessa compulsão, uma vez compreendido cuida do problema. Ter pensamentos eróticos de forma aleatória durante o dia nem sempre se enquadra numa compulsão já instalada pode ser que seja sinal de uma ansiedade generalizada que manifesta nos pensamentos erótico como forma de descarga emocional, consulte um psicologo/a que trabalhe com EMDR ou Brainspotting, pode ser que você chegue num tempo breve a se regular.
Olá, este tema é comum no TOC. De qualquer maneira necessita de avaliação individualizada do caso. Seria importante definir se o fato tem trazido prejuízos na sua rotina, para então pensar em iniciar um tratamento de psicoterapia. A terapia analítica comportamental pode ser de grande ajuda!
Olá. Apenas com essas informações é difícil fazer um diagnóstico preciso. Aconselho, na verdade, em mudar o seu escopo de análise: em vez de se preocupar se você se encaixa nos critérios para uma doença ou não, quem sabe você busca entender mais sobre sua própria sexualidade? Esse tema é tão rico que Freud definiu a sexualidade em seus primórdios, antes de uma escolha (inconsciente) de objeto, como "perversa polimorfa". Isso quer dizer que não há uma regra, uma direção comum para os comportamentos sexuais, atrações e afetos humanos. É algo construído ao longo da vida. No seu caso, isso pode ter a ver com alguma insatisfação, excesso de estímulos, angústia que se presentifica dessa forma e o próprio anseio de entender melhor a sua sexualidade. Foque em entender melhor você de forma singular, antes de querer se encaixar em definições muito fechadas. Consultar um(a) psicólogo(a)/psicanalista também deve ajudar. Abraço!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 90
Pode ser um sintomas do TOC. No TOC há a presença de obsessões, que são pensamentos repetitivos que invadem a mente do indivíduo de forma recorrente. Esses pensamentos são egodistônicos, ou seja, trazem ansiedade e sofrimento elevados. Porém, a presença de obsessões não é um sintoma exclusivo do TOC. Existem outros transtornos emocionais que também apresentam esse sintoma. É importante que você busque ajuda com um Psicólogo ou Psiquiatra que são os profissionais que podem fazer um diagnóstico e tratamento corretos.
Da mente pode vir absolutamente tudo em termos de ideia. Como você se relaciona com essas ideias é a questão. Claro, é a mente se relacionando com a mente. Contudo, isso não deve ferir você ou os outros. Autoconhecimento não é opção e sim necessidade. A boa notícia é a incrível capacidade da mente de transformar tudo em sabedoria. Com o tempo, exercício, perseverança e bom coração você e os outros podem ter surpresas bem positivas e úteis. Comecemos de algum lugar! Algum avanço é melhor que nada, certo? Desafio feito.
Olá! Somente com esta informação não é possível fazer qualquer tipo de psicodiagnóstico. É importante entender o contexto, como por exemplo de que forma aparecem estes pensamentos, em que contexto eles começaram, há quanto tempo vem percebendo estes pensamentos, se houve algum evento na sua vida que desencadeou, se eles causam algum tipo de prejuízo em algum setor da vida, em que momento eles apareceram, quando e como eles vão embora, como está a sua vida afetiva neste momento, quais são suas escolhas etc...É muito importante buscar um profissional, que através da ética e comprometimento possa avaliar com cautela tudo que envolve esses pensamentos. Um abraço
Oi bom dia. Sim, pode ser uma imagem ou pensamento intrusivo que invade a mente com conteúdos impróprios para o paciente, causando desconforto.
Olá, ter esse pensamento com frequência e também dificuldade de substituí-lo pode sim ser TOC, porém para realmente avaliar seu caso e não ficar com dúvidas, aconselho uma consulta psiquiátrica. Desta forma o profissional terá a possibilidade de investigar o seu caso com detalhes e assim chegar ao diagnóstico.
Boa tarde
Pode ser ou não o TOC acredito que a avaliação psiquiatra e posterior acompanhamento psicológico pode te ajudar a entender esses pensamentos.
Olá, pensamentos obsessivos, por si só não configuram um quadro de TOC. Recomendo que busque a ajuda de um especialista para que possa analisar com mais profundidade os sintomas apresentados e, a partir disso, definir um diagnóstico e o melhor tratamento para o seu caso específico. Espero ter ajudado. Att. Carolina.
Olá, boa tarde. Pode ser um sintoma obessivo-compulsivo, porém, não necessariamente.
O que mais caracteriza o TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo) são os comportamentos, rituais ou qualquer ato mental repetitivo realizado com o objetivo de aliviar ou se livrar dos pensamentos perturbadores.
É sempre importante observar, frequência, intensidade e prejuízo (mental e social).
O indicado, é que busque um profissional de saúde mental, psiquiatra e psicólogo, para esclarecer sobre um possível diagnóstico e intervenções que te proporcione qualidade de vida.
Abraços.
Olá! Pode ser TOC, mas somente por essa descrição não é possível avaliar. O diagnóstico envolve muitos outros fatores, por isso é importante que você busque um psicólogo e/ou psiquiatra para fazer uma avaliação precisa do seu caso, tirar todas as suas dúvidas e também te orientar e fazer acompanhamento, se necessário. Abraço!
Concordo co Isabel Rossetti, procure ajuda profissional, principalmente na TCC, Terapia Cognitivo Comportamental.
Olá!!! Não dá para fechar um diagnóstico baseado nessa sua fala.
Diante disso é muito importante procurar um profissional Terapia Cognitivo Comportamental. Pois existe na sua fala também um Desenvolvimento o qual não foi citado neste pequeno relato. Como profissional me asseguro de não fechar o relatório por cautela e por você. Não se precipite sem antes ter acompanhamento profissional. Sendo assim você terá sucesso.

Até mais!

Sim, este é um dos sintomas comum do Toc. Mas te indico buscar um profissional psicólogo para fazer uma avaliação e rastreio clínico melhor e mais assertivo.
Olá. É muita pouca informação para se fechar um diagnóstico. O interessante é procurar um psicólogo e ele vendo a necessidade te encaminha para um psiquiatra. Ainda nos dias de hoje falar sobre sexo é muito difícil e muito reprimido, isso uma hora ou outra pode nos gerar uma ansiedade. De qualquer forma procure um profissional para avaliar o que está acontecendo.Atenciosamente
Este tipo de pensamento, se intrusivo e repetitivo, pode fazer parte de um quadro de TOC, mas não há como afirmar se sim ou se não, pois existem diversos fatores que devem ser avaliados para que se possa chegar a um determinado diagnóstico. É importante consultar um profissional especializado.
Olá! Muitos acreditam que o TOC se trata apenas de mania de limpeza e organização mas o TOC vai além disso. Ele é caracterizados por pensamentos inconvenientes e comportamentos repetitivos de vários tipos e intensidade, que atrapalham o desempenho das atividades do dia a dia e causam sofrimento. Se você se identifica com os sintomas, procure um profissional especializado para fazer uma avaliação mais precisa. Como o diagnóstico envolve muitos fatores é importante que você busque um Psicólogo e/ou Psiquiatra para sanar suas dúvidas e fornecer as orientações necessárias quanto ao acompanhamento. Cuide-se bem!
Olá! É preciso que consulte um especialista, psiquiatra ou psicólogo para ver a origem dessa compulsão, uma vez compreendido cuidar do problema, perceba se o fato tem trazido prejuízos na sua rotina essas alterações podem demandar um cuidado especial a sua condição psíquica. Espero ter ajudado e coloco-me a disposição. Um abraço!
Olá! Apenas com essa informação não é possível fazer qualquer tipo de diagnóstico. É preciso consultar um especialista Psiquiatra e um Psicólogo para um diagnóstico cuidadoso, pois existem vários fatores que precisam ser avaliados para se chegar a um diagnóstico. A maioria das pessoas tem “pensamentos intrusivos” e indesejados de tempos em tempos, mas, no contexto do TOC, eles ocorrem com frequência e desencadeiam uma ansiedade extrema que atrapalha o funcionamento diário. Para chegar ao diagnóstico de TOC, é fundamental entender o grau de interferência desses sintomas no funcionamento social, interpessoal, acadêmico e/ou profissional. Recomendo que procure ajuda de um Psicólogo. Será um prazer te ajudar. Fico à disposição! Abraço!
Depende, se para aliviar esse pensamento você tem algum ritual, pode ser sim. Cabe salientar que o processo diagnóstico deve ser feito com um profissional de Saúde Mental e o tratamento precoce fará com que você possa viver de maneira autônoma, mas a falta de tratamento pode levar ao agravamento da situação. Se cuida!
Olá,
Pode ser TOC, e é um tema comum no quadro de TOC, assuntos sexuais compulsivos na mente. Porém com esse breve relato não é possível determinar se de fato é TOC.
Aconselho que faça um acompanhamento terapêutico ou psiquiátrico para te orientar nesse sentido. Os profissionais nessa área com mais embasamento no seu histórico pessoal e outras informações poderão dizer com segurança se é ou não TOC.
Abs
Olá! Pode ser um sintomas relacionado ao TOC, mas para afirmar ser esse diagnóstico há outros sintomas/características que devem estar presentes. Procure um psicólogo para ajudar a realizar a avaliação e diagnóstico.
Olá, os pensamentos originados do toque se apresentam como dúvidas que persistem ou rituais. São uma forma de defesa para lidar com a angústia ou sofrimento advindo de um conflito que não se quer entrar em contato com ele. No entanto, é necessário acompanhamento psiquiátrico e psicológico para compreender melhor sua situação e avaliá-la. Fico a disposição. Melhoras! Um abraço.
Poder pode, mas essa situação, isoladamente, acho pouco provável que se relacione a TOC. O ideial é fazer uma consulta com psicólogo para ter direcionamento mais específico para seu caso. Abraço.