Timidez pode ser tratada com remédio que ajude a alterar o comportamento e deixá-la mais sociável,

8 respostas
Timidez pode ser tratada com remédio que ajude a alterar o comportamento e deixá-la mais sociável, comunicativa?
Observação: Não me refiro ao transtorno de ansiedade social [ fobia social ].
Me refiro a timidez comum, considerada até normal por especialistas.
A timidez parece atrapalhar mesmo, pois trava, a pessoa não consegue dizer a que veio, se colocar, brigar por si, e se não for um caso em que a pessoa se torne disfuncional, como no caso de algumas fobias, como disse não ter, o jeito é se autoconhecer através de uma psicoterapia mesmo, pois, talvez o bicho de sete cabeças não seja tudo isso, e desmistificar o que vai dentro de você, transforma o em torno, o torna mais simples, mesmo que você continue sendo uma pessoa mais na sua, mas não perderá oportunidades de se colocar quando objetivar algo. bjinhos.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá. A timidez da qual você se refere, é uma timidez que poder ser característica da personalidade do sujeito. Não existe um medicamento para isso, já que não se trata de nenhum transtorno, porém ela pode ser trabalhada através da terapia com um trabalho de desenvolvimento das habilidades sociais, da assertividade e da autoestima. Indico a terapia cognitivo-comportamental. Estou a disposição e espero ter ajudado!
Seria ótimo se existisse não é mesmo? Mas para a timidez o melhor remédio ainda é o autoconhecimento. Quanto mais nos conhecemos, mais fácil será encontrar dentro de nós mesmos maneiras de superar a timidez. Para isso, indico a psicoterapia. A abordagem Cognitiva comportamental é uma boa opção.
Boa sorte em sua jornada!!
Olá
A timidez ou ausência dela,faz parte do comportamento humano.
Muitas pessoas por sua personalidade e estilo de vida,são mais introvertidas .
Nestes casos qdo há prejuízo na vida social,profissional e até mesmo afetiva recomenda-se procurar ajuda profissional.
Hoje em dia o profissional de coaching podem ser uma ótima escolha para trabalhar esta questão,assim como,psicopedagogos e psicólogos.

Att
Jaqueline D'Angelo
Psicopedagoga e Coaching Vocacional
Porto Alegre/Rs
Olá! A timidez é bastante comum e, muitas vezes, existe como um mecanismo de proteção sem que cause inconvenientes para a vida da pessoa.No entanto, se alcança níveis que podem vir a interferir no campo relacional, social ou até mesmo profissional, causando sofrimento, isolamento e até somatizações, é necessário que se busque um profissional para avaliar e orientar adequadamente.
Olá! Existem diversas formas de olhar a timidez, mas é fundamental que se avalie quais prejuízos a pessoa pode está sofrendo. É importante tomar o devido cuidado para não utilizar um tratamento medicamentoso quando não for necessário. Minha sugestão é procurar um profissional de sua confiança e fazer uma avaliação antes de utilizar um medicamento. Na maioria dos casos os efeitos da timidez podem ser tratados com psicoterapia. Espero ter auxiliado. Att. Pedro Pádua.
Como a timidez nao é vista como um transtorno, mas sim como um traço de personalidade, não seria necessário o uso de um medicamento. Buscar uma psicoterapia, pode ajudar muito aceitar sua forma de ser e aprender como lidar com a timidez .Alem de proporcionar um diagnóstico mais preciso sobre se ha um transtorno ou nao. Você aprenderá a perceber quais são os pensamentos relacionados à timidez que possam trazer emoções ruins e assim interferir em seu comportamento, na auto estima e autoconfiança. Existem outras alternativas e novas estrategias de comportamento , onde vc receberá um treinamento, diferentes das que vc esta acostumado que podem proporcionar uma mudança positiva em sua vida.
A timidez é um nome que se dá para deficit de habilidades sociais. Ou seja a pessoa tem dificuldade de se comportar socialmente em diversas situações. Apesar de termos um componente genético para a nossa forma de ser, a maior parte de nossos comportamentos são aprendidos. Ou seja, a forma que você foi criado, suas experiencias sociais ao longo da vida, interferem na forma que você se comporta hoje.
Não existe remédio que altere seu comportamento, mas você poderá obter mudança através de um tratamento psicológico.
Um psicólogo comportamental fará o levantamento de sua história e juntos poderão compreender o que leva/levou à timidez. E então traçarem estratégias para que você possa aprender novos comportamentos e se sinta mais confortável socialmente.

Especialistas

Michelle Teles Barbosa Lima

Michelle Teles Barbosa Lima

Psicólogo

Fortaleza

Fabiana Loureiro de Araújo

Fabiana Loureiro de Araújo

Terapeuta complementar

Juiz de Fora

Herbeth Almeida

Herbeth Almeida

Terapeuta complementar

Macapá

Daniela Souza

Daniela Souza

Psicopedagogo

Belém do Pará

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 63 perguntas sobre Transtorno da conduta
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.