Tirei o escitalopran 20mg de vez e estou tendo náuseas, tonturas, pesadelos,visão turva , boca seca,

5 respostas
Tirei o escitalopran 20mg de vez e estou tendo náuseas, tonturas, pesadelos,visão turva , boca seca, coração acelerado e tremores isso pode ser por causa do escitalopran?
Pode ser pela retirada abrupta. Geralmente, é necessário realizar um desmame gradual.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Eloína Alésia Crenite do Rego Barros
Médico clínico geral, Psiquiatra
São Paulo
É necessário reavaliação médica, dependendo de quanto tempo você estava fazendo o uso da medicação, a maneira correta é retirando aos poucos para evitar crises de ansiedade e alguns desconfortos como náuseas e vômitos e sempre com auxílio do Psiquiatra. Estou á disposição para lhe orientar.
Bom dia!
Sim, os sintomas que você descreveu podem estar relacionados à interrupção abrupta do escitalopram. Esse tipo de reação é conhecido como síndrome de descontinuação de antidepressivos, e acontece porque o cérebro e o corpo se acostumam à presença da medicação.
Interrupção súbita de antidepressivos, especialmente em doses mais altas como 20 mg, costuma causar efeitos físicos e emocionais intensos.
Os sintomas geralmente aparecem nos primeiros dias após parar e podem durar de alguns dias a algumas semanas.
Não é perigoso na maioria dos casos, mas pode ser muito desconfortável e, em situações específicas, exigir acompanhamento médico imediato.
O recomendado é nunca suspender por conta própria: a retirada deve ser feita de forma gradual, com orientação médica.
Até mais!
Olá! Sim, a retirada abrupta de antidepressivos pode levar ao que chamamos de "síndrome de descontinuação" que pode cursar com sintomas de mal estar dos mais variados, incluindo os sintomas descritos. Por isso, é importante realizar sempre o desmame da medicação com orientação e acompanhamento médico adequado.
Dra. Ilana  Souza
Psiquiatra
Rio de Janeiro
Pode ser, sim.
A retirada brusca do escitalopram pode causar sintomas de descontinuação, como náuseas, tontura, tremores, pesadelos, ansiedade, palpitações, visão turva e mal-estar.
Isso pode acontecer principalmente quando a medicação é suspensa de uma vez, ainda mais em dose de 20 mg.
O ideal é avisar o médico que prescreveu para avaliar a melhor forma de manejar esses sintomas e, se necessário, fazer uma retirada mais gradual.
Não é recomendado ficar suspendendo e retomando por conta própria.
Se houver desmaio, dor no peito, falta de ar, confusão, piora intensa ou pensamentos de autoagressão, procure atendimento de urgência.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2507 perguntas sobre Escitalopram
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Seu caso é parecido? Esses profissionais podem te ajudar.

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.