Tive pancreatite aguda, tomei antiinflamatórios, azitromicina, predinisona, claritromicina. Pode ter

Tive pancreatite aguda, tomei antiinflamatórios, azitromicina, predinisona, claritromicina. Pode ter sido a causa?

2 respostas


Olá! As duas principais causas de pancreatite aguda são migraçao de calculos da vesicula biliar ou dos ductos biliares ( pancreatite biliar) ou o uso de álcool ( pancreatite alcoólica). A pancreatite medicamentosa ( esses medicamentos por você relatados) é um diagnóstico de exclusão difícil. Na históra clínica do momento em que você teve pancreatite também é importante observar se você tem criterios para ter sido uma pancreatite auto-imune ou pancreatite relacionada a algum vírus , ou se você estava grave em uti para pensarmos em pancreatite isquêmica. Enfim, quando a causa não é biliar ou alcoólica o diagnóstico sempre é mais difícil.

Dr. Thiago Milet

Dr. Thiago Milet

Cirurgião do aparelho digestivo

Vitória da Conquista

Agendar consulta

Obtenha respostas com a consulta online

Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.


Pode sim, mas é muito raro. A investigação precisa ser muito bem feita para se concluir que a pancreatite foi realmente medicamentosa.

Dr. Marcos Radtke

Dr. Marcos Radtke

Cirurgião do aparelho digestivo

São Paulo

Agendar consulta

Ainda procurando respostas? Faça uma nova pergunta

  • • A pergunta é anônima

  • • Faça uma pergunta específica

  • • A pergunta vai para especialistas, não para um médico específico

  • • Não substitui uma consulta médica

  • • Não serve para confirmar diagnósticos

  • • Não publicamos informações sobre dosagem de medicamentos


Escolha o especialista para quem deseja direcionar sua pergunta
Usaremos apenas para notificá-lo sobre a resposta. Não será visível publicamente.

Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.