TIve uma crise paranoide no início do ano, procurei ajuda psiquiátrica e recebi diagnóstico de F21.

4 respostas
TIve uma crise paranoide no início do ano, procurei ajuda psiquiátrica e recebi diagnóstico de F21. Comecei a tomar risperidona, com boa resposta. Só q agora, 2 meses depois, minha fala está mto disfluente, como se eu tivesse gagueira, algo q nunca tive. A risperidona pode dar esse efeito colateral?
Dra. Rita Cytryn
Psiquiatra
Salvador
Pode ser suficiente a redução de dose, pedir que acrescente uma medicação para reduzir os efeitos colaterais como prometazina ou biperidona, ou quem sabe pedir a substituição da medicação.
Qualquer uma das escolhas você precisa conversar com seu medico, e não abandonar de jeito nenhum o seu tratamento, sob pena de perder todos os benefícios que já conquistou....o que seria péssimo! Um abraço,

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Marcelo Marui Biondo
Psiquiatra
São Paulo
Sim! Tente falar com seu médico para ver a possibilidade de troca da medicação ou diminuição da dose. A risperidona tb pode dar sonolência.
Dr. Fábio Fonseca
Psiquiatra
Campinas
Sim, dificuldade na fala ou mesmo na deglutição podem ser efeitos colaterais da risperidona.
Para que se possa realmente atribuir esses sintomas à medicação, no entanto, é necessário uma história mias detalhada, uma avaliação pormenorizada de outros fatores associados.
Procure o seu médico antes de pensar em interromper a medicação ou o tratamento.
Dr. Cléferson Gava
Psicanalista, Psicólogo
Campinas
Boa tarde! Um dos efeitos da risperidona é também a dificuldade na fala. Entre em contato com seu psiquiatra e relate a ele essas sensações, ele poderá rever a medicação.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 333 perguntas sobre Risperidon 1Mg-C/6Cps.
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.