Tomar escitalopram e clonazepam junto com café atrapalha a absorção?
Tomar escitalopram e clonazepam junto com café atrapalha a absorção?
4 respostas
Boa pergunta! De forma geral, o café não interfere significativamente na absorção do escitalopram nem do clonazepam. Esses medicamentos são bem absorvidos por via oral independentemente do café. O que o café pode fazer é potencializar a ansiedade e a agitação — justamente o que esses remédios estão tentando tratar. A cafeína é estimulante do sistema nervoso central e pode, em pessoas mais sensíveis, contrabalançar o efeito ansiolítico do clonazepam e dificultar a percepção de melhora do escitalopram. Então, tecnicamente não é a absorção o problema, mas os efeitos podem se antagonizar. Se você percebe que fica mais agitado, com coração acelerado ou insônia após tomar café junto com os remédios, vale reduzir ou mudar o horário do café. Converse com seu médico sobre isso — é uma informação simples, mas que pode impactar bastante o resultado do tratamento. (Resposta informativa — não substitui consulta médica.)
Obtenha respostas com a consulta online
Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.
Olá! Café não costuma atrapalhar de forma significativa a absorção do escitalopram ou do clonazepam. No entanto, a cafeína pode aumentar ansiedade, inquietação e até reduzir a percepção do efeito calmante do clonazepam em algumas pessoas. Se você perceber mais agitação ou piora dos sintomas, pode valer testar tomar a medicação sem café e observar a diferença. Se quiser avaliar seu caso de forma mais individualizada, fico à disposição para consulta psiquiátrica.
Olá, boa tarde! Bom, antes de responder vale ressaltar que estou levando em consideração o café preto e não no sentido figurado de café da manhã. Assim sendo, atrapalhar a absorção em si não, mas é importante lembrar que, uma vez que imagino que tome o clonazepam - pelo menos - à noite, que beber café à noite e/ou em quantidade aumentada prejudica bastante no tratamento de transtornos ansiosos e piora insônia.
Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.
