Tomava escitalopram 20 mg a um tempo e vinha bem mais resolvi parar por conta própria e tive uma rec

4 respostas
Tomava escitalopram 20 mg a um tempo e vinha bem mais resolvi parar por conta própria e tive uma recaída voltei q tomar … volto com a mesma dosagem ou tem que ser uma mais baixa pra depois aumentar ?
Deve conversar com seu psiquiatra. Não há como saber, sem avaliar você, se deve reiniciar e, se for o caso, com qual dose. E jamais pare tratamentos sem ter sido orientada pelo médico.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Se interrompeu por conta própria (sem desmame gradual), o mais seguro geralmente é reintroduzir com uma dose mais baixa e subir gradualmente, mesmo que a dose final desejada seja 20 mg novamente, todavia, depende do contexto atual do seu quadro e dos efeitos colaterais que esse possa vir a causar ao retorno da medicação - o mais indicado é passar em consulta novamente para melhor abordagem terapêutica.
Bom dia. Tudo bem? Sugiro você procurar orientação de um médico que esteja a par do seu caso. Em geral orientamos iniciar com dose menor, talvez 10 mg por 1 5dias e depois ir para 20 mg. Pode ser que você não tenha a mesma resposa que anteriormente com os 20 mg pois em recaídas a dose anterior pode ser ineficiente.
Dr. Pablo Nunes
Endocrinologista
Parnaíba
Entendo que essa situação pode ser bastante desconfortável e até assustadora, e é importante que você saiba que não está sozinho(a) nesse processo. Parar o escitalopram por conta própria pode causar recaídas ou sintomas de descontinuação, e por isso o retorno ao tratamento deve ser feito com cuidado.

Em geral, quando a medicação é reiniciada após uma pausa, o ideal é que um(a) médico(a) avalie o melhor caminho para você. Muitas vezes, é possível voltar direto à dose anterior (20 mg), especialmente se o intervalo de interrupção foi curto e você tolerava bem a medicação. Porém, em alguns casos, o médico pode recomendar iniciar com uma dose menor e ir aumentando gradualmente, para minimizar possíveis efeitos colaterais ou reações.

O mais importante agora é buscar acompanhamento profissional para que o ajuste seja seguro e eficaz, garantindo o seu bem-estar. Não hesite em marcar uma consulta para esclarecer suas dúvidas e receber orientações personalizadas. Você merece esse cuidado!

Qualquer dúvida pode me enviar no chat!

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.