Tomei 50mg de quetiapina (orientação médica para ajudar na insônia causada por transtorno depressivo

3 respostas
Tomei 50mg de quetiapina (orientação médica para ajudar na insônia causada por transtorno depressivo ansioso) às 22h, dormi 00h e acordei as 5h. 20 minutos depois de acordar, andei por volta de 600m para ir ao ponto e tive uma queda brusca de pressão, quase desmaiando. É um efeito normal de adaptação? Preciso de mais horas de sono sob efeito do remédio? Estou com medo de tomar novamente hoje.
Quetiapina não costuma levar a queda de pressão. Além do que, "queda de pressão" não basta de sentir, tem de medir a pressão arterial, para saber se realmente houve; pois sintomas que as pessoas atribuem a queda de pressão podem ter várias outras causas. É possível, sim, que você estivesse excessivamente sedada e que precise de mais horas de sono, em vista do efeito da quetiapina. Mas, isto é algo que somente seu médico poderia orientar com segurança. So longo do uso, o efeito hipnótico-sedativo pode, sim, ir diminuindo.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Sim, a quetiapina pode causar queda da pressão arterial (hipotensão) e, em alguns casos, desmaios, especialmente no início do tratamento ou após aumento de dose. Isso ocorre porque ela tem ação sobre receptores alfa-adrenérgicos, o que pode levar à dilatação dos vasos sanguíneos.

Esses efeitos costumam ser mais frequentes nos primeiros dias de uso e tendem a melhorar com a adaptação do organismo. É importante levantar devagar ao sair da cama ou de cadeiras para evitar quedas.

Quanto ao efeito sedativo, pode ocorrer já nas primeiras horas após a dose, mas o efeito pleno pode variar de pessoa para pessoa e se estabilizar ao longo de alguns dias. Você pode tentar tomar o medicamento por volta das 20h cedo para observar se esses sintomas diminuem pela manhã, já que você acorda as 5h.

Caso os sintomas sejam muito intensos ou persistam, vale conversar com o médico que acompanha o tratamento.

Fico à disposição!
Olá! A hipotensão pode ser um efeito colateral da quetiapina e é mais comum sim durante sua adaptação ao remédio. Converse com seu psiquiatra sobre isso. Talvez seja necessária uma introdução mais lenta com doses mais baixas do remédio.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.