Tomei escitalopram por 3 meses, para ansiedade e depressão, mas nada adiantou só piorei; agora minha

2 respostas
Tomei escitalopram por 3 meses, para ansiedade e depressão, mas nada adiantou só piorei; agora minha psiquiatra mudou pra Venlafaxina 37,5 podendo aumentar para 75, já tomo a pouco mais se 1 mê, se aumentar a dose posso ter efeitos colaterais severos, já que até o momento nao tive nenhuma reação?
Não há como saber se você terá efeitos adversos ou não antes de fazer o uso. Você está fazendo um aumento bastante gradual, então as chances de ter efeitos colaterais são menores, mas ainda assim existem. Mantenha sua psiquiatra sempre informada dos efeitos que a medicação tem em você, pois assim é possível orienta-lo e conduzir melhor o tratamento. Espero ter ajudado. Um abraço.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá!

Provavelmente você não terá reação, já que seu organismo já deve ter se adaptado com a medicação, sendo um dos motivos de iniciar a medicação em dose baixa e ir aumentando aos poucos até atingir a dosagem terapêutica.
Como você não apresentou efeitos colaterais com a dose de 37,5 mg, isso pode indicar que seu organismo está tolerando bem a medicação. No entanto, ao aumentar para 75 mg, algumas pessoas podem experimentar efeitos colaterais leves a moderados, como náusea, tontura, insônia ou aumento da pressão arterial.

Portanto, é muito importante seguir a orientação da sua psiquiatra e comunicar qualquer sintoma novo ou desconforto. Em muitos casos, os efeitos colaterais, se surgirem, tendem a ser transitórios e podem diminuir com o tempo. Além disso, o aumento gradual da dose ajuda a reduzir o risco de reações adversas intensas.
Caso tenha alguma preocupação, converse com sua médica antes da mudança na dosagem.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1229 perguntas sobre Venlafaxina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.