Tomo clonazepam para dormir ,mas vou começar com sibutramina para perder peso,algum perigo nisso ?

4 respostas
Tomo clonazepam para dormir ,mas vou começar com sibutramina para perder peso,algum perigo nisso ?
Sua pergunta me permite fazer vários alertas acerca de interações medicamentosas. Primeiro, você está perguntando sobre a interação entre dois medicamentos específicos, que logo vou esclarecer. Mas antes disso preciso ampliar a sua percepção e a dos leitores. Você usa outros medicamentos? Pois esses dois medicamentos têm potencial de interagir com outros medicamentos, não somente entre si. Um exemplo é o álcool: Clonazepam e álcool causam aumento do efeito depressor sobre o Sistema Nervoso Central( SNC), causando risco de depressão respiratória. A sibutramina pode causar malefícios para a saúde do coração, tendo sido orientada, pela Anvisa, a ser prescrita em receituário especial para maior controle do uso. Ela pode elevar a pressão arterial e a frequência cardíaca. Aqui você já começa a perceber que a sua pergunta só toca na ponta do iceberg. Existem muito mais complexidade sob a superfície que inicialmente você imaginou. Eu poderia continuar listando várias outras contraindicações: Acidente vascular cerebral(AVC), infarto do miocárdio, glaucoma, etc. Por isso, somente o médico pode avaliar todos esses fatores simultaneamente.
Mas respondendo especificamente à sua pergunta. Si, há interação entre sibutramina e clonazepam. A associação pode causar tonturas, confusão mental, dificuldade de concentração,, descoordenação motora.
A propósito, sabia que clonazepam não é indicado como medicamento para dormir? Apesar de ter uma ação sedativa, o seu uso precisa ser por período curto, para evitar dependência física e psicológica. Se você tem insônia, precisa descobrir a causa dela, não apenas tratar o efeito, o sintoma. O clonazepam induz um processo chamado tolerância, o que significa que as suas propriedades sedativas vão sendo reduzidas com o tempo de uso, o que pode levar os pacientes a aumentar as doses com o intuito de induzir o sono, o que não vai acontecer, ainda aumentando o risco de outros efeitos colaterais e a dependência cada vez maior do uso.
Existem outros opções melhores que a sibutramina para o controle de peso e do apetite e existem outros medicamentos melhores e mais seguros que o clonazepam para o controle do sono.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Em geral, é preciso cuidado ao combinar clonazepam e sibutramina. Eles não têm uma interação direta grave, mas atuam em sistemas diferentes do cérebro e podem gerar efeitos indesejados quando usados juntos. Clonazepam é um ansiolítico/sedativo enquanto a sibutramina pode funcionar como um psicoestimulante (o que pode levar a insônia). Também devemos lembrar de todos as medidas ambientais que devemos tomar para ter um sono mais reparador (higiene do sono) sempre que estamos tratando um quadro de insônia.
Não há perigo nessa associação, sugiro que enquanto estiver usando a sibutramina,vc procure fazer atividades físicas e reeducação alimentar.
O clonazepam é um benzodiazepínico, podendo causar dependência,procure não usar com frequência,vc já fez higiene do sono? Descobrir a causa da insônia é muito importante,e talvez não precise mais do uso do clonazepam ou outra medicação.
Não há interação direta grave entre clonazepam e sibutramina. Mas é importante ter atenção a um detalhe: A sibutramina pode aumentar ansiedade, irritabilidade e insônia, o que pode piorar o sono e exigir ajuste do clonazepam. Então em pessoas com ansiedade, a sibutramina deve ser usada com mais cautela e acompanhamento próximo.
Se seu sono já é sensível ou você usa clonazepam há muito tempo, avise ao seu psiquiatra para monitorar.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1806 perguntas sobre Rivotril
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.