Tomo escitalopram 10mg e sinto falta de ar constante isso é normal?

4 respostas
Tomo escitalopram 10mg e sinto falta de ar constante isso é normal?
Olá!
A falta de ar geralmente não é efeito direto do escitalopram.
Na maioria das vezes, ela está ligada à ansiedade, que pode persistir no início do tratamento.
Se o sintoma continuar ou piorar, vale reavaliar com seu médico.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
É um efeito colateral raro, mas relatado. É importante você ver se a falta de ar está acontecendo de forma constante há mais de 2 semanas e isoladamente, para podermos dizer que é efeito colateral. Por quê? No inicio do uso, ele pode dar uma pequena pioradinha na ansiedade, mas é rápido. Agora, se isso se sustenta, melhor avisar ao seu psiquiatra. Além disso, se ela for intensa, súbita, vier acompanhada de outros sintomas graves como aperto no peito, inchaço no rosto e na lingua, urticária ou sensação de desmaio, procure atendimento médico de urgência.
Dr. Pablo Nunes
Endocrinologista
Parnaíba
A sensação de falta de ar em pacientes em uso de escitalopram pode ocorrer, especialmente no início do tratamento, estando frequentemente associada a efeitos ansiosos transitórios, como aumento da ativação autonômica ou percepção corporal exacerbada. No entanto, a dispneia persistente não deve ser automaticamente atribuída ao medicamento, pois pode estar relacionada a outras condições clínicas, psiquiátricas (como transtornos de ansiedade) ou cardiopulmonares. É fundamental uma avaliação cuidadosa do contexto, da duração dos sintomas e de possíveis sinais de gravidade. Compreendo que esse sintoma possa gerar angústia, e é importante que você se sinta acolhido nesse processo. Recomenda-se procurar seu psiquiatra para reavaliação do tratamento e ajuste, se necessário. Permaneço à disposição para esclarecer dúvidas adicionais pelo chat.
nao,
talvez a dose esteja ainda baixa.
talvez voce nao esteja fazendo o tratamento nao farmacologico corretamente - psicoterapia, exercicio fisico, alimentacao, sono de qualidade, espiritualidade

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2436 perguntas sobre Escitalopram
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.