Tomo escitalopram 15 mg há 12 anos e estou numa crise devido a mudanças hormonais e anemia. A médica

3 respostas
Tomo escitalopram 15 mg há 12 anos e estou numa crise devido a mudanças hormonais e anemia. A médica aumentou a dose para 20 mg e agora na 5 semana estava tendo tremores. Ela inseriu buspirona 5 mg pela manhã e à noite. No primeiro dia acordei sentindo tremores horrorosos e sensação fria pelo corpo. Parei de tomar e agora tem 2 dias que sinto pequenos tremores durante o dia e a noite choro pelo que estou passando. Moro nos EUA e só tenho consulta dia 13/01. Ficaria agradecida se algum Dr. pudesse me nortear o que está acontecendo. Se pode ser necessário diminuir a dose de escitalopram. Obrigado
O que você descreve é compatível com excesso de estimulação serotoninérgica, possivelmente relacionado ao aumento do escitalopram para 20 mg e à introdução da buspirona, que também atua no sistema serotoninérgico. Tremores, sensação de frio, inquietação e labilidade emocional podem ocorrer nesse contexto.
Mesmo tendo suspendido a buspirona, os sintomas podem persistir por alguns dias, especialmente porque o escitalopram tem meia-vida longa. Anemia e alterações hormonais também podem aumentar a sensibilidade aos efeitos colaterais.
Até a consulta, o mais prudente é não reintroduzir a buspirona e discutir com a médica a possibilidade de retornar à dose anterior de escitalopram (15 mg) ou outro ajuste. Se surgirem sintomas mais intensos (confusão, rigidez, febre, piora importante dos tremores), é indicado procurar avaliação médica de urgência

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Entendo o quanto isso está sendo difícil
De forma resumida: os tremores e a sensação fria provavelmente estão ligados ao aumento do escitalopram para 20 mg, somado às alterações hormonais e à anemia. A buspirona pode ter intensificado esses sintomas no início. Como houve melhora parcial após suspender a buspirona, reavaliar a dose do escitalopram é algo plausível.
Isso não significa piora definitiva, e sim necessidade de ajuste.
Se puder, agende uma consulta comigo para te orientar com mais segurança até sua avaliação presencial. Estou à disposição.
Seriam necessário mais detalhes para compreender o que acontece. O escitalopram pode causar tremores no aumento da dose, mas seriam esperados logo após o aumento, não 5 semanas depois. A buspirona pode causar tremores também, e a introdução dela junto com o escitalopram enquanto vc está tendo tremores pode ter sido inadequada. Tambme é possivel que seu tremor seja causado por ansiedade.

Eu valorizo a proximidade com os meus pacientes por whatsapp para que eles não tenham que vir a internet fazer perguntas, apenas me enviam mensagens e tem respostas direto do seu psiquiatra. Principalmente nessas etapas iniciais de tratamento onde é muito frequente ter dúvidas. Minha agenda está aberta para novos pacientes. Inclusive nos EUA, eu atendo alguns pacientes no Canadá.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.