Tomo metotrexato 7,5 mg por dois anos. Tenho medo de ficar com algum dano renal ou hepático. É neces
2
respostas
Tomo metotrexato 7,5 mg por dois anos. Tenho medo de ficar com algum dano renal ou hepático. É necessário parar ou trocar de medicamento?
Não são todas as pessoas que têm alterações relacionadas a medicação. Mas como o risco existe as sociedades recomendam fazer exames de sangue com uma certa periodicidade (as diretrizes recomendam 3/3 meses).
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
O metotrexato, na dose que você utiliza (7,5 mg por semana), é um medicamento usado há muitos anos e, quando acompanhado corretamente, costuma ser seguro. O risco de problemas no fígado ou nos rins existe, mas é baixo, especialmente nessa dose. Por isso, é importante: fazer exames de sangue periódicos, usar ácido fólico, conforme orientação médica, evitar consumo excessivo de álcool. Na maioria dos casos, não é necessário suspender ou trocar o medicamento apenas pelo tempo de uso
Perguntas relacionadas
- Minha filha tem 4 anos e está com muita alergia nos olhos e saindo sujeira...qd passei no oftalmologista com os mesmos sintomas ele me receitou o colírio ster e o patanol...mais não sei se posso usar nela..
- Fiz uma cirurgia de descolamento retina hoje dia 10 de janeiro de 2026 está com 19 dias, foi feito a victectomia, entrou um pouco de líquido na retina e tem uma parte da retina que disseram que não pode ser colada e nesse campo de visão eu vejo um mancha qual o motivo que essa retina não pode ser colada?
- Por volta de 8h da manhã tomei um alprazolam de 0.25 pois uso ele como SOS, não ajudou e fui à emergência onde me deram 3 gotas clonazepam, ja se passaram 5 horas desde que tomei o clonazepam e o mesmo esta perdendo o efeito, me gerando crises de ansiedade novamente. Tem algum problema seguir com o Alprazolam…
- Jejum pode relaxar e induzir ondas Alfa ele induz ondas lentas e as vezes até Sonolência? Oque o jejum faz no cérebro e nas ondas cerebrais??
- Tomo tamoxifeno há 5 anos, vou ter que fazer uma cirurgia e me pediram pra interromper o tamoxifeno 1 semana antes e voltar a tomar 1 semana depois. Fico preocupada com essa interrupção, por quanto tempo os benefícios do tamoxifeno ficam no organismo após a interrupção? Obrigada
- O pamelor 10mg para enxaqueca pode dar quais efeitos colaterais? Meu neurologista disse que daria sono e boca seca, mas pesquisei e vi que pode dar alguns a mais.
- Tenho 55 anos, pensando em tomar a vacina contra herpes zoster, porém gostaria de saber se seria interessante fazer o teste IgG para varicela zoster antes de tomar a vacina? Meu objetivo de saber se tive ou não contato na infância, para assim confirmar a necessidade de tomar vacina.
- Minha filha tem 7 anos e 4 meses e no raio X a idade óssea é de 7 anos e 10 meses isso é normal? Exames hormonais estão todos Ok o médico pediu esse raio X pq ela tá tendo alguns pelos púbianos.
- Valerato de betametasona 0,1% loção lanette manipulado mesmo assim causa afinento de pele??
- Boa tarde, após 38 dias da relação de risco um exame molecular tcr pra hiv, o resultado pode ser considerado definitivo ?
Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!
Seu caso é parecido? Esses profissionais podem te ajudar.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.