Transtorno conversivo pode causar movimentação anormais no diafragma?

5 respostas
Transtorno conversivo pode causar movimentação anormais no diafragma?
Essa é uma pergunta confusa porque seria necessário definir melhor que tipo de movimentações anormais seriam essas. Transtornos conversivos podem produzir queixas respiratórias e alterações da frequência respiratória, mas não se espera que causem apenas movimentação anormal do diafragma porque o controle do mesmo é parcialmente involuntário

Primeiramente deve se verificar se não há nenhuma causa de origem orgânica causando tal disfunção. Caso não seja encontrada nenhuma patologia, pode então se considerar que se trata de um sintoma conversivo. Nesse caso, pode-se sim considerar que uma movimentação anormal do diafragma como um sintoma em que sua origem vem de um conflito psíquico.
Procure um psicólogo ou psicanalista pois certamente poderá lhe ajudar com tal questão.
É interessante sua pergunta, pois ela traz uma hipótese que você faz ,sobre algo que acontece no seu corpo de forma involuntária. Isso é a parte mais intrigante do psiquismo, a capacidade de ele mudar a ordem que seria da natureza do corpo. Então de forma objetiva, sim é possível haver uma conversão que interfira na movimentação do diafragma. Se quiser seguir falando sobre isso, procure um profissional da área psíquica para lhe escutar. Boa sorte .
É possível sim, as manifestações orgânicas de fatos psíquicos podem ser inúmeras, embora seja importante escutar melhor o que você está chamando de "movimentos anormais do diafragma". De qualquer modo, o que causaria a manifestação não é necessariamente o "transtorno", mas algo da ordem do funcionamento do psiquismo. Indico, se desejar, um psicólogo ou psicanalista para poder falar mais sobre isso.
Bom dia, está me parecendo algum sintoma de despersonalização e desrealização. Oriento procurar um profissional com especialização em psicossomática pode ser da psicologia ou psiquiatria. Estarei a disposição para maiores informações.
Um abraço