Transtorno de déficit de atenção pode estar ligado a altas habilidades?

9 respostas
Transtorno de déficit de atenção pode estar ligado a altas habilidades?
bom dia
nem sempre
existem pessoas com deficiência menta e superdotados

Uma criança com TDAH por ter altas habilidades também. Isso é chamado de "dupla excepcionalidade", e acontece quando alguma habilidade ocorre junto com um transtorno ou prejuízo. Pode acontecer, então, de uma criança ter altas habilidades junto com o TDAH ou a síndrome de asperger, por exemplo. São condições diferentes, mas tem alguns pontos em comum, como agitação,respostas impulsivas e rápidas, curiosidade, queixas comportamentais, dificuldade de se adequar ao ambiente. Em crianças que apresentam altas habilidades isso pode ocorrer devido a atividades pouco desafiadoras, ou quando ficam com tempo ocioso. Muitas crianças com altas habilidades acabam sendo diagnosticadas com TDAH. Mas no TDAH, a agitação é na maioria dos ambientes e traz mais oscilação no desempenho acadêmico devido a desatenção e hiperatividade. Existem outras diferenças que precisam ser avaliadas e precisam de um olhar clínico para saber se é só o TDAH, só AH, ou os dois. Espero ter ajudado
Sim, assim como em conjunto com outras condições. É preciso uma análise cuidadosa dos profissionais especializados para se fazer um bom diagnóstico.
O TDAH pode ser multifatorial, ou seja, combinação de fatores neurofisiológicos ou ambientais. Não é doença, mas requer diagnóstico médico. Bem acompanhado por equipe interdisciplinar, o sujeito com o transtorno pode levar uma vida tranquila com possibilidades de sucessos como quaisquer outras pessoas . Invista no tratamento. Boa sorte . Otacilio José Ribeiro - Psicanalista
Nao necessariamente. É preciso buscar atendimento apropriado (psiquiatra, psicologo ou neurologista) para realização de investigação do que esta acontecendo.
Muitas vezes é relativamente fácil confundir superdotados com TDAH ou Asperger por causa dificuldade de termos uma educação voltada às necessidades destes, que acabam se sentindo frustados e insatisfeitos e tem seu comportamento, tanto social como emocional, modificado. Mas que tendo o atendimento adequado pode sentir-se satisfeito não mais apresentando essa sensação de inquietude e agitação. Mas claro que essa condição, pode sim, vir acompanhada do transtorno, por esta razão, é bom realizar um diagnóstico diferencial cuidadoso.
Podem existir pessoas com TDAH e que sejam também superdotadas...para ter estas informações, é importante uma avaliação Neuropsicológica completa. Esta abrange tanto aspectos cognitivos como nível intelectual quanto é necessária para fechar a hipótese de TDAH.
Fico à disposição
Priscilla Carolina Sociale Qdo- Psicóloga, Psicopedagoga e Neuropsicóloga
Pode estar ligado a alta habilidade não compreendida e bem direcionada. Necessita de uma avaliação com profissional capacitado para TDAH
Sim. É imprescindível uma avaliação multidisciplinar. Abs