Tratamento com toxina botulínica para Doença de Parkinson, aplicação nas glândulas salivares. Qual

5 respostas
Tratamento com toxina botulínica para Doença de Parkinson, aplicação nas glândulas salivares. Qual o especialista responsável?
Quanto a doença de parkinson, o neurologista e a melhor opção para indicar e aplicar a toxina botulinica. Ja em relação a parte de glândula salivar, um dentista especialista nessa área poderá ajudar bastante.

Toda reabilitação principalmente de Parkinson deve ser acompanhada por uma equipe multidisciplinar ou seja envolver várias especialidades. Para reger o grupo faz-se necessário um Fisiatra ( médico especialista em reabilitação), este deve ser o responsável pela aplicação da toxina não só em região salivar como se houver indicação para controle de alguns movimentos involuntários . O neurologista fica responsável pela prescrição medicamentosa correlacionadas à doença.
Como essa especialidade não é tão fácil de se encontrar fora de grandes centros alguns neurologistas podem acabar realizando o procedimento.
A APLICAÇÃO DE TOXINA BOTULÍNICA DEVE SER REALIZADA POR MÉDICO DEVIDAMENTE TREINADO.
Olá! O ideal é que a aplicação da Toxina (Botox) seja feita por um médico, de preferência NEUROLOGISTA com especialização em TOXINA BOTULÍNICA NA NEUROLOGIA E REABILITAÇÃO. No caso de paciente com diagnóstico de Doença de Parkinson seria interessante ainda um NEUROLOGISTA especialista em DISTÚRBIOS DO MOVIMENTO, pois o tratamento deve ser completo com ajuste de medicamentos e acompanhamento de equipe multidisciplinar como fonoaudiologista treinada no caso.
A disposição
Atenciosamente
Dra Sara Casagrande
Olá! O tratamento da sialorreia, que é o aumento da salivação, através da aplicação de toxina botulínica está indicado quando houver falha do tratamento medicamentoso (ex.: atropina, propantelina, medidas de higiene oral). O profissional mais indicado é o médico, em virtude das características do paciente que apresenta este problema (geralmente pacientes com sequelas neurológicas graves). As especialidades médicas que mais tem experiência neste tipo de uso da toxina botulínica são: medicina física e reabilitação (fisiatria), neurologia e otorrinolaringologia. Nos hospitais onde atuo (Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital São Luiz Itaim, Hospital Brasil, Vila Nova Star, Hospital do Servidor Público Estadual), os médicos fisiatras (especialistas em medicina física e reabilitação) são os principais responsáveis para este tipo de procedimento. Desejo tudo de bom!
Teoricamente, pode ser qualquer dentista que fez a capacitação para o uso da toxina botulínica. Aplicação em glândula salivar pode ser classificado como uso odontológico da toxina botulínica.