Um adenoma viloso com displasia de alto grau que foi encontrada uma lesão de 2,5 cm é muito grave?

2 respostas
Um adenoma viloso com displasia de alto grau que foi encontrada uma lesão de 2,5 cm é muito grave? Tem que operar de emergência ou podemos tratar com tempo?
A displasia de alto grau tem de ser operada porque é indistinguível muitas vezes de câncer de cólon e o risco é muito alto de seguir. Ou seja, pode ser que seja só uma displasia de alto grau agora no exame inicial, mas só vai saber se é câncer ou não quando retirado e enviado ao exame anátomo-patológico. Não é uma emergência ou urgência, mas quando eu vejo que o paciente ficará mais tranquilo interno. Daí ele já faz os exames e a colonoscopia com mucosectomia em centro de excelência sem precisar de cirurgia. Entretanto, se no resultado do patologista vier câncer daí tem de ir à cirurgia de colectomia laparoscópica mesmo após a colonoscopia. Isso porque a cirurgia é melhor se a chance de comprometimento de linfonodos for maior no câncer avançado. Claro que deve ser feita a avaliação cardiológica e de outros especialistas caso o paciente tenha outras doenças que precisam ser regularizadas antes da cirurgia. Sugiro procurar proctologista ou cirurgião do aparelho digestivo experiente.

Adenoma viloso com displasia de alto grau em uma lesão relativamente grande (2,5cm) deve ser ressecado, já que existe o risco de evolução para adenocarcinoma (tumor maligno), que até mesmo já pode estar presente em outras regiões da mesma lesão.

A ressecção pode ser feita em alguns casos pela colonoscopia, em centro de referência, por pessoa bem treinada e com experiência nestes procedimentos. Quando isto não é possível, pode ser necessária ressecção por cirurgia.

Porém, esta não é considerada uma cirurgia de emergência. Ela pode ser planejada com calma, sem contudo atrasar em muito tempo o tratamento pelo risco da lesão aumentar ao longo dos meses.