Um membro da família passou por um perda familiar. Tomou 2 diazepam no PS (paciente não faz uso dess

3 respostas
Um membro da família passou por um perda familiar. Tomou 2 diazepam no PS (paciente não faz uso desse medicamento continuo), melhorou da crise de ansiedade, mas após, aproximadamente, 5h da medicação, está apresentando esquecimento de informações de curto prazo e fazendo perguntas como: eu fui ao PS? eu tomei remédio?
É normal da medicação esse efeito de amnésia ou algum efeito relacionada a perda familiar? Devemos nos preocupar?
Um dos principais efeitos do diazepam e das drogas de seu grupo (benzodiazepínicos) é a amnésia.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O diazepam é um medicamento ansiolítico que pode ajudar a aliviar a ansiedade e os sintomas de tensão, mas também pode causar efeitos colaterais, incluindo amnésia ou esquecimento de informações de curto prazo. A amnésia pode ser temporária e geralmente desaparece depois que o efeito do medicamento diminui. No entanto, é importante observar que a amnésia pode ser um sintoma de outras condições médicas ou psicológicas, e é sempre importante consultar um médico se você tiver preocupações sobre a saúde de alguém.

Em relação à perda familiar, é compreensível que isso possa levar a altos níveis de ansiedade e estresse, o que pode contribuir para sintomas de amnésia ou esquecimento de informações de curto prazo. No entanto, é importante observar que a perda de um ente querido também pode levar a outros sintomas, como tristeza, raiva ou choque, e é importante procurar ajuda se esses sintomas persistirem ou afetarem significativamente a capacidade de uma pessoa de realizar suas atividades diárias.
Essa situação costuma assustar bastante a família, mas pode acontecer sim.

Isso pode estar relacionado tanto ao efeito do diazepam (que pode causar um tipo de esquecimento temporário, principalmente logo após o uso), quanto ao estresse emocional intenso provocado pela perda.

Em geral, perdas de memória dessa natureza não são preocupantes e tendem a melhorar à medida que o efeito da medicação passa e a pessoa se recupera do impacto emocional. Dependendo da sensibilidade individual, é possível que ele não se lembre de alguns acontecimentos desse dia, sem que isso represente algo grave.

No entanto, se surgirem outras alterações de memória, confusão importante ou dificuldade para se orientar, é fundamental que ele seja avaliado por um médico.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 320 perguntas sobre Diazepam
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.