Um psicopata pode ter ansiedade social?

8 respostas
Um psicopata pode ter ansiedade social?
A psicopatia é um transtorno de personalidade antissocial em que os psicopatas odeiam a tudo e a todos. Não gostam de normas, regras e não toleram a frustração o que os faz serem vingativos, frio e praticamente, não sentem culpa. Ansiedade social é outra coisa diferente que não está relacionada ao psicopata.

Olá

A Ansiedade em si, é característica de que algo não vai bem, seria um sintoma propriamente dito.
Agora falar em Psicopatia entramos num campo delicado.
Esta pessoa está em constante tratamento com Psiquiatra e psicólogo?
É imprescindível o diagnóstico ser dado pelos dois profissionais.
E juntos trabalharem pelo bem estar do paciente e familiares
Interessante essa pergunta. Mas seria interessante analisar e verificar se se trata de um psicopata perverso, neurótico ou psicótico.
Principalmente! O que se chama de psicopata é um comportamento defensivo, oriundo de más experiências feitas na infância.
A ansiedade social é relaciona-se ao desconforto ou o nervosismo que algumas pessoas sentem diante a interação com outras pessoas ou situações sociais, tem receio de que possa fazer/falar algo embaraçoso, que possa ser criticado, julgado ou analisado negativamente pelo outro.
Podemos dizer que a ansiedade social é uma forma mais leve de fobia social.
Concordo que a psicopatia não tem relação com a ansiedade social, mas se precisa investigar melhor os diagnósticos.
Hoje temos uma pressa muito grande em diagnosticar, o que acaba gerando essas situações peculiares, um paciente "psicopata" que exibe ao mesmo tempo traços de ansiedade social. Maiores esclarecimentos em relação a essa situação vão depender muito do caso específico. Mas sim, diria que é possível.
Em primeiro lugar eu lhe perguntaria: "o que você entende por psicopatia?"

Se partirmos do princípio que a "psicopatia" é uma "entidade" mental que causa um transtorno psicológico, e que a maioria dos manuais afirma, o cérebro do "psicopata" não é capaz de fazê-lo sentir culpa, remorso ou dor.

Contudo, se partirmos do ponto de vista que todo comportamento é decorrente de um processo de aprendizagem, logo, remorso, culpa e dor são aprendidos e que a genética pode influenciar na maior ou menor sensibilidade de cada pessoa para determinadas emoções.

Podemos então analisar que um "psicopata" em decorrência da sua história de vida, suas condições genéticas e seu ambiente social pode não ter respostas de "ansiedade social" enquanto outros sim.

Contudo essa tese tende a ir contra as concepções diagnósticas tradicionais e necessita de uma análise minuciosa da vida de cada sujeito para maior entendimento.
É bem comum existir essa confusão nos termos entre não ser ¨sociável¨e ser ¨psicopata¨, mas na prática é muito diferente. O termo psicopata engloba qualquer doença no estado mental. A sociopatia faz parte das psicopatias(transtornos mentais), marcado por ausência de culpa ou remorso e total falta de empatia, não tem relação com o termo socializar. Acredito que um sociopata poderá até se importar¨com o que os outros pensam, mas se isso interferir em seus objetivos, logo isso aumentará sua ansiedade, mas não porque se importe com o outro.