Um trauma pode desencadear um episodio psicótico isolado ou TAB?
3
respostas
Um trauma pode desencadear um episodio psicótico isolado ou TAB?
Pode sim. Pode desencadear um episódio psicótico isolado e esse episódio se não tratado pode vir a cristalizar, que é a ideia psicótica ficar fixa. Mesmo com o posterior uso da medicação. Aconselho a buscar avaliação profissional.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 300
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! O TAB possui herdabilidade genética de 60 % em média. Ou seja, existe uma probabilidade de 60 % da herança ser passada para a prole (isso envolve vários genes). Entretanto isso não significa que os filhos apresentarão a doença, porque estes genes podem permanecer silenciados durante toda vida, por exemplo, se os filhos não se expuserem a fatores ambientais que são gatilhos para o aparecimento do TAB. Um dos principais fatores precipitadores do quadro são ambiente altamente estressor e aversivo, abuso físico e psicológico (ou seja, os traumas estão inclusos). Em resumo, parentes de primeiro grau de indivíduos com TAB tem aproximadamente 9 % de risco de apresentar o transtorno, quase 10 vezes o da população geral, pois isso envolve não ter somente o gene, mas também os fatores ambientais. Já em relação ao quadro psicótico isolado, ele também pode ser desencadeado por um trauma, mas a depender do quadro geral e da gravidade, o paciente pode possuir outras comorbidades, inclusive, o próprio TAB. Abraço!
Frequentemente acontecem respostas ou defesas paranoides em pessoas que viveram traumas intensos num contexto de TEPT, transtorno de estresse pós traumático. Num modelo estresse-diátese, um fator ambiental pode desencadear uma resposta psicótica, mas não necessariamente. Muitas pessoas, a maioria, faz defesas neuróticas, como ansiedade, comportamento evitativo, entre outras.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Uma moça com problemas mentais invadiu minha casa, após 4 meses de internação ou afastamento que não sei exatamente como a família fez ela se mudou, e voltou novamente pra casa que morava faz 5 dias, ela lembra que invadiu minha casa e lembra de mim, e que foi levada por policiais e ambulância, ela tem…
- Quais são os primeiros sintomas da esquizofrenia ?
- Uma pessoa com TAB pode ter alucinações em fase de hipomania?
- É possível uma pessoa Alucinar e desenvolver esquizofrenia na gravidez ?
- O transtorno esquizoafetivo pode ser considerado uma deficiência?
- Uma pessoa esquizofrênico esquece que ah amor dentro dele. ??tô com uma pessoa que fala coisa com coisa ,mais ele usava substância química tem como desenvolver uma esquizofrenia?
- pode tomar quetiapina carbolitio e ziprasidona juntos?
- Qual é a diferença entre Transtorno Delirante e Esquizofrenia?
- Tenho pareidolia auditiva frequente e intensa. Isso precede um surto psicótico?
- Quando a pareidolia auditiva frequente indica esquizofrenia?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 496 perguntas sobre Esquizofrenia
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.