Uma mulher que prefere vestir roupas masculinas é trans ?

43 respostas
Uma mulher que prefere vestir roupas masculinas é trans ?
Nem sempre a escolha de uma roupa define a identidade de uma pessoa. A forma de vestir é e foi sempre cultural. Muito depende de como o povo se organiza socialmente e se reconhece dentro padrões sociais que diferenciam o masculino do feminino. Se vc por enes motivos se sente melhor vestir uma roupa ou outra tudo bem, pode depender do tipo de trabalho que vc desempenha, ou o medo recôndito do abuso. Os motivos da escolha podem ser claros para a pessoa ou não. Se você está em duvida a respeito da sua identidade se faça ajudar de um profissional psicologa/o para ter mais elementos que possam contribuir a sair desta duvida. Espero ter ajudado.

Utilizar roupas masculinas não significa necessariamente que você é trans. Ser trans é se identificar como sendo do gênero oposto àquele que corresponderia ao seu sexo biológico. Sexo feminino => mulher (cisgenero) / sexo feminino => homem (transgênero)
Quanto à roupa que veste, não é ela que determina o seu gênero. O que determina é como você se sente! Tem a ver com a sua identidade. Você pode se identificar com o gênero feminino e gostar de roupas masculinas. Ou se identificar com o gênero masculino ao vesti-las. É uma questão interna primeiramente. Beijos
Não dá para saber apenas pelas roupas que a pessoa usa. Essa é uma resposta que só a própria pessoa poderá te dar.
Acrescentando ainda, a Identidade ou orientação sexual é constituída em sua vida toda e não apenas por uma opção de roupa ou outra, geralmente são conceitos constituídos pela sociedade da separação de roupas, brinquedos ou escolhas sendo assim masculina ou feminina,seja qual for. Importante é o respeito mútuo, a aceitação seja qual escolha for, e reforçando caso de dúvidas procure um profissional na área da Psicologia, pode lhe ajudar tanto nas dúvidas e esclarecimentos.
A disposição.
Olá! Não necessariamente. Mas se tens esta dúvida e isto é um conflito, sugiro buscar ajuda psicológica para que possa lidar melhor com esta questão e se sentir bem diante de suas escolhas.
Olá! Escolhas de vestir-se dizem às vezes maneiras de cobrir um corpo. A procura por nomear, categorizar, podem ser formas de calar. Calar aquele que se veste, ou calar-se. Se por acaso angustia a você, procure ajuda de um psicólogo/psicanalista. Espero ter te ajudado.
Não não, não é a roupa que vai definir seu gênero, sexualidade, se você é trans ou não. Precisa de mais fatores como por exemplo você se identificar muito com o gênero oposto ao seu biológico. A pessoa transexual acredita que nasceu homem bum corpo feminino ou mulher num corpo masculino , me parece mais um CD, um cross-dresser, aquele que prefere usar roupas opostas ao seu gênero. A roupa é uma preferência, cultural até, veja na Escócia homens usam saia em algumas ocasiões com enorme facilidade, um estilo, uma maneira de você expressar seu eu ao mundo. No entanto sugiro uma consulta ao psicólogo para conversar destas coisas e dúvidas e ver se haveriam outras características importantes que poderiam fazê-la sentir uma pessoa trans. O mais importante é esclarecer e não ficar com essa angústia dentro.
ola, o que realmente define uma pessoa está um pouco mais além de uma roupa, são sentimentos que constroem todo o seu conjunto de ideias e forma de viver dentro do que esta pessoa sente e se define. Acredito que o ser humano está vivenciando um momento em que tudo que se acha "diferente" ja é imposto um rótulo. independente de qualquer situação ou condição se não é para ferir ou ser ferido, o importante é sentir bem no que faz.
Olá, não é possível afirmar assim que a pessoa é trans, como já foi dito, não é só a roupa que define a identidade de gênero. Sugiro que vá até um psicólogo para tentar entender o que acontece com você, se você está confusa. Boa sorte! Qualquer coisa, estou à disposição. Abraços!
Escolhas de roupa, preferencia por uma estética mais masculina, sendo vc do sexo feminino, pode ser uma percepção para uma preocupação mais profunda que tenha te incomodado, sobre você ou alguém. Ter pensado muito sobre isso e buscar uma informação? Seria importante vc conversar com um profissional da área psi, isso ajudaria na descoberta do que significa esta questão sobre sua preocupação, ou o que de negativo isso poderia significar para você ou causar ansiedade. Se desejar perguntar algo no privado, estarei disponível. vc pode enviar um email ou Watz , conte comigo Abraços
Olá!
O transexual é aquele que não se reconhece dentro do seu próprio corpo, ou seja, se identifica com o sexo oposto àquele que seu corpo biológico define.
Sua dúvida se aplicaria ao conceito de Crossdresser, que nada mais é do que o desejo de usar roupas diferentes do sexo anatômico. Ainda assim, é um conceito rotulado, pois nos faz questionar a existência de roupas pré determinadas para os diferentes sexos.
De qualquer forma, de maneira alguma essa escolha define a sua preferência sexual.
Porém, se você está buscando esta informação, pode ser um indicativo de algum incômodo mais profundo em relação a sua sexualidade.
Vale a pena procurar um psicólogo que possa te ajudar a entender o motivo da sua preocupação.
Grande abraço.
Nao. Roupas tem a ver com a cultura. Os indios selvagens da Amazonia nao usam roupa. Ache um psicologo competente na area de PSICOTERAPIA e faca terapia. Existe ajuda.
Bom dia, na sua pergunta estariam duas categorias distintas: a expressão e a identidade de gênero.
A expressão inclui a forma como nos vestimos e nos portamos socialmente, que podem ser mais femininas ou mais masculinas.
Já a identidade é como de fato nos identificamos: homens ou mulheres.
Uma pessoa trans seria a que tem a identidade de gênero diferente de seu sexo biológico, independente da sua expressão de gênero.
Espero ter ajudado!
Depende! Só ela pode dizer como se sente em relação ao gênero dela. Algumas pessoas precisarão de auxílio profissional para compreender o que se passa em relação a identidade de gênero e comumente na identidade sexual também.
O trabalho do analista consiste em despertar aquilo que já existe dentro da pessoa. É a arte de despertar o sujeito para seu potencial criativo genuíno. A finalidade não é curar, e sim favorecer o crescimento interior por meio das dificuldades pessoais.
No decorrer do trabalho analítico há a proposição de que pelo falar, pelo escutar e pelo fazer criativo nos confrontamos com nós próprios. Pôr-se em processo analítico é possibilitar o existir permeável a outros saberes. É despertar para o próprio caminho de vida como processo natural com sentido, finalidade e objetivo; é a experiência interior.
A experiência interior se torna experiência de vida quando vivida com todas as suas implicações. A psicoterapia tem como objetivo auxiliar pessoas que sofrem ou estão com dificuldades na vida e não conseguem resolver sozinhas.
Na psicoterapia o analisando é convidado a, num espaço seguro e sigiloso, explorar seus afetos, pensamentos e fantasias que compõem o cenário de seu sofrimento.
Olá, não necessariamente. Na verdade a sexualidade é múltipla, existindo várias formas de se lidar com ela. Cada um encontra a sua ao longo da vida. Nem sempre se encaixa nos padrões e isso é absolutamente normal.
Geralmente na transexualidade as questões que se apresentam se ligam à identidade de gênero, pessoas que não se sentem à vontade com a sua identidade homem ou mulher, com o seu corpo, sentindo ter "nascido no corpo errado".
Por outro lado, há pessoas que gostam apenas de se travestir, não indagando questões vinculadas a seu gênero.
Embora haja várias especificações e conceitos para dar conta dessa problemática, essa questão não se esgota, uma vez que cada caso é um caso. Diante disso, é importante entender e investigar cada caso como único.
A resposta é não. O fato de uma mulher usar roupas masculinas não é o suficiente para afirmar que a mesma seria um homem transexual. O mesmo, claro, se diz para um homem que use roupas femininas. A roupa é o utensílio mais superficial que o indivíduo pode usar, e portanto, o menos indicado para definir algo tão sério como gênero.
Esta mulher é você? As coisas não são tão simples, assim. Seria reducionismo demais, dizer que alguém é isso ou aquilo, apenas pelo tipo de roupa que ela usa. Se você tem questões. Vale a pena ingressar num processo terapêutico para se compreender e consequentemente, se aceitar.
O simples fato de usar determinada roupa não caracteriza o gênero de uma pessoa. Isso vai depender de como ela própria se identifica. Se há conflitos quanto a isso a ajuda de um psicólogo pode ser buscada.
Olá! Levando em consideração unicamente o que foi relatado a respota é não.
A disforia de gênero está relacionado ao indivíduos que apresentam incongruências acentuadas entre o gênero de nascimento e o gênero expresso.
No entanto, se existem conflitos pessoais ou caso essa preferência por roupas a tragam sofrimento, sugiro procurar por um psicólogo para melhor investigação e auxilia-la neste processo.
Espero ter ajudado!
Olá! Não. Nem sempre a roupa que a pessoa veste define sua identidade. Isso tem a ver de como a própria pessoa se identifica. Mas se existe um conflito, dúvida ou uma angústia, vale a pena investir em um processo terapêutico para ter melhor compreensão. O importante é você se sentir bem! Fico à disposição! Abraço!
Ne sempre é significa de ser Trans. O que pode estar ocorrendo, é que ela se fechou para o mundo ou para a vida afetiva, e quer "se proteger" dos homens ao redor, mostrando distância. Mas aconselho ela a procurar ajuda, se ela sentir necessidade, para analisar o que pode estar por trás desse comportamento. Espero ter ajudado. Me coloco à disposição, caso precisem. Fiquem bem!
Olá! Não necessariamente.
Temos a ideia de que o sexo biológico (feminino) determina a expressão de gênero (feminino) e o desejo na escolha dos parceiros (hetero/homo), porém essa trinca não está pacificada em nossas relações. Podemos apresentar sexo biológico feminino com expressão de gênero masculina e desejo hetero ou homo, enfim. A sexualidade é um campo bastante fluído. Procure um profissional para ver essa questão, com certeza lhe auxiliará bastante.
Podemos entender esta questão de muitas formas, mas vamos trazer duas.
Primeira: se for unicamente baseado nesta informação, a resposta é não. Muitos motivos podem estar por trás da preferência, a pessoa pode escolher suas roupas por achar mais confortável, por exemplo.
O que constitui uma identidade transgênero é a identificação com um gênero diferente ao atribuído socialmente por sua genitália no nascimento. Em outras palavras, quando um bebê nasce com uma vagina, logo lhe atribuem o gênero feminino, dizendo “é uma menina” e posteriormente “mulher”.
Com isso, vamos a um segundo entendimento: se posteriormente essa pessoa com vagina se identificar como homem, e assim sendo, usar roupas masculinas (entre outras coisas), aí sim dizemos que essa pessoa é um homem trans.
Este tema é bastante profundo e complexo. Marque uma consulta e podemos conversar sobre isso e outras coisas.
O termo trans, é utilizado para se referir a uma pessoa que não se identifica com o gênero ao qual foi designado em seu nascimento.

Já na questão ao vestuário , vem mudando de acordo com o passar dos anos, o que é masculino o que é feminino e muito relativo, varia de cultura para cultura. E hoje em dia existem muitas roupas que não tem gênero que podem ser usadas por ambos os sexos. E respondendo a sua pergunta não e uma vestimenta que vai definir a sexualidade
Hoje na sociedade existe uma preocupação com o modo como as pessoas se vestem, quais cores usam, quais brincadeiras e brinquedos que preferem. Muito maior que isso é se sentir bem com as escolhas e ser desde o início acolhido pela família, e outros grupos sociais. Caso essa questão esteja gerando desconforto e sofrimento sugiro que procure um psicólogo. Abraços
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 130
Não necessariamente. Código de vestimentas tem mais a ver com uma questão cultural, que dita o que é certo mulheres e homens consumirem, do que é propriamente a identidade de gênero.
Gostar de vestir roupas ditas masculinas pode ser uma preferência pessoal dessa mulher.
Pode, também, ser uma forma dessa pessoa se identificar, caso seu gênero não corresponda ao sexo biológico com o qual nasceu. Mas não podemos conjecturar muito mais apenas com a informação que foi dada.
Caso esteja acontecendo essa última situação, uma psicóloga poderia ajudar muito neste processo, visto que o caminho que a pessoa transgênero percorre pode ter muitos sofrimentos no âmbito familiar e social, além de suas próprias limitações e desafios.
Olá! A transexualidade vai muito além da vestimenta – já que quem tem gênero não é a roupa, mas sim a pessoa, certo? Nem sempre a escolha da roupa se dá por conta disso, às vezes a pessoa só gosta de usar um tipo de roupa específico mesmo. No entanto, caso você tenha perguntado pensando em você e nas roupas que você usa, não foram só as roupas que geraram essa questão em você, concorda? Caso isso gere angústia e dúvida sobre sua sexualidade, é interessante buscar a ajuda de um psicanalista ou psicólogo para que essa angústia seja tratada e para que você possa entender melhor sua sexualidade. E é bom sempre ter em mente que quem tem dúvidas sobre sua sexualidade precisa mais de ajuda do que de julgamentos. :)
Ola! O modo de se vestir está relacionado a liberdade de escolha que pertence ao campo da subjetividade. Todavia, havendo promoção de angústias, oriento buscar atendimento psicnalítico para tratar dos aspectos que produzem o mal estar. Estou a disposição.
Olá, tudo bem? Um indivíduo transgênero, não é resumido na questão de quais roupas prefere usar. A transexualidade que é a ano identificação com seu gênero de nascimento, é algo muito particular e sensível por se tratar de algo que ainda é um taboo, normalmente quem se encontra nesta situação já sofreu muito preconceito e discriminação das outras pessoas e das sociedade de uma forma geral. Se caso quiser e se sentir à vontade, pode entrar em contato comigo para tirar alguma dúvida ou mesmo já marcar um primeiro atendimento.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia
Não necessariamente. A preferência por vestir roupas associadas ao gênero oposto pode ser simplesmente uma preferência pessoal por um estilo de vestuário e não uma expressão de identidade de gênero. Essa não se confunde com a forma como uma pessoa se veste, se comporta ou se apresenta ao mundo. Ser uma pessoa transgênero significa que ela não se identifica com o seu sexo biológico. É importante lembrar que cada pessoa é única e que cada uma pode se identificar e se expressar de maneiras diferentes. O trabalho de análise psicanalítica pode ajudar a pessoa a compreender e elaborar seus próprios sentimentos e desejos em relação a sua identidade de gênero, sem se impor rótulos.
Vejo que esse questionamento por si já é gerador de ansiedade para você, talvez seja importante ir pela via de investigação dessa ansiedade do que se rotular - a princípio - como uma pessoa trans ou não.
A sexualidade e as identidades de gênero são questões que podem ser confusas para o sujeito por diversos fatores, que precisam ser olhados com atenção em um setting terapêutico, onde você esteja livre de julgamentos. Se desejar marcar uma visita, podemos olhar com carinho para essa questão. Fico a disposição!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 160
Não. A transexualidade tem a ver com a identidade de gênero (homem ou mulher), a pessoa trans não se identifica com o gênero do corpo que nasceu. No caso que você tras não dá para saber se isso é uma verdade, pode ser o caso de apenas uma identificação com as vestimentas masculinas, algo mais cultural. Abraço
Ha poucos dados para sugerir transsexualidade. Caso a pessoa em questão apresentar demandas sobre sua sexualidade indique que procure um psicologo clinico com alguma formação ligada a sexualidade.
Olá, boa tarde !
Não necessariamente. O estilo de vestir não determina automaticamente a identidade de gênero de alguém. Uma pessoa que prefere vestir roupas associadas ao gênero oposto ao que lhe foi atribuído ao nascer pode ser transgênero, mas também pode ser cisgênero e simplesmente ter preferências de moda diferentes. A identidade de gênero é uma experiência interna e pessoal, e não está diretamente ligada à aparência ou ao modo como alguém se veste. Se alguém está questionando sua identidade de gênero, é importante respeitar suas próprias descobertas e sentimentos.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 160
Olá, bom dia. As roupas que a pessoa escolhe e prefere usar não definem sua identidade de gênero. Essa definição ocorre devido a outros fatores e só essa pessoa pode decidir se isso é uma questão para ela ou não. Se for o caso de haver um questionamento é importante procurar uma psicóloga para auxiliar. Espero ter ajudado. Qualquer dúvida estou à disposição, @psimariajube.
O modo de se vestir não determina automaticamente a identidade de gênero de alguém. Uma pessoa transgênero é alguém cuja identidade de gênero difere do sexo atribuído ao nascimento. Portanto, a preferência por roupas masculinas por si só não é um indicador. A identidade de gênero é uma experiência pessoal e individual que vai além da aparência ou do estilo de vestuário.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Olá, boa tarde!
Entendo que esteja refletindo sobre a sua própria experiência e expressão de gênero. É um processo pessoal e único para cada indivíduo. A preferência por vestir roupas consideradas masculinas não determina automaticamente se você é trans ou não. Se você está se questionando sobre sua identidade de gênero, é válido explorar seus sentimentos mais profundamente. Essa jornada pode envolver diferentes aspectos da sua vida, suas experiências e como você se percebe internamente. Lembre-se de que é normal ter dúvidas e que esse processo pode levar tempo. Se você sentir que isso está causando desconforto ou ansiedade, considerar conversar com um profissional de saúde mental pode ser uma opção valiosa. Um psicólogo pode oferecer um espaço seguro para explorar essas questões, proporcionando apoio e orientação durante esse processo de autoconhecimento. O respeito à sua jornada é fundamental. Fico à disposição.
Olá!
A resposta é não. Uma pessoa trans tem questões relacionadas a como ela/e se identifica em relação ao gênero atribuído a seu corpo biológico. A forma de se vestir não tem relação direta. Espero ter contribuído.
Olá!
Não necessariamente. É importante ressaltar que as vestimentas são, além de culturais, um reflexo de um momento histórico.
Um bom exemplo foi a utilização do jeans pelo publico feminino, quando este item era utilizado somente pelo público masculino.
Ao longo dos anos e, dependendo do grupo ao qual a pessoa esteja incluída, a escolha pelas roupas pode se alterar sem que reflita a forma como se identifica em relação ao gênero.
Não necessariamente. O estilo de vestir não determina a identidade de gênero de uma pessoa. Uma mulher que prefere vestir roupas masculinas pode simplesmente estar expressando sua individualidade, preferências pessoais ou estilo de moda, sem que isso signifique que ela seja transgênero. Identidade de gênero refere-se à forma como uma pessoa se identifica internamente, como homem, mulher, ambos, nenhum ou em algum lugar no espectro de gênero, enquanto a expressão de gênero está relacionada à maneira como uma pessoa se apresenta externamente através de roupas, comportamentos e outros aspectos visíveis. Portanto, é importante não fazer suposições sobre a identidade de gênero de alguém com base apenas em sua forma de se vestir.
Olá! A preferência de uma mulher por vestir roupas masculinas não é determinante de sua identidade de gênero. Como já foi respondido por aqui, a escolha da roupa tem mais a ver com estilo, cultura, conforto e outros fatores que não esse. Se está com alguma questão relacionada a isso, sugiro buscar psicóloga para que possa ter um espaço de acolhimento, fala e escuta sobre você.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!