Uma pessoa com toc pode acabar ficando com um pensamento obsessivo sobre determinado assunto por vár

16 respostas
Uma pessoa com toc pode acabar ficando com um pensamento obsessivo sobre determinado assunto por vários dias ou até meses?
Sim, é possível que isso aconteça. Avalie a gravidade desse pensamento (se te coloca em risco, por exemplo) e procure auxílio psiquiátrico e medicamentoso o quanto antes. A ausência de tratamento pode contribuir para a piora do quadro.

Ola! Você foi diagnosticada com o transtorno de toc? A ansiedade elevada pode levar a pensamentos instrutivos e de conteúdos ruins e compulsões, onde disfoca nesses pensamentos obsessivos ou mania.
lembrando que o transtorno deve ser diagnosticado pelo profissional como psiquiatra oi psicólogo, para que não fique se rotulando situações que possa aumentar os sintomas e pensamentos obsessivos.
Absolutamente, é possível que uma pessoa com Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) fique presa em um pensamento obsessivo sobre um determinado assunto por um longo período de tempo, às vezes até por vários dias ou meses. Esses pensamentos intrusivos e indesejados podem ser extremamente persistentes e difíceis de controlar, causando um grande desconforto emocional e interferindo significativamente na vida diária da pessoa.

A terapia cognitivo-comportamental (TCC) pode ser útil para o auxílio dos desafios e reestruturação dos seus padrões de pensamento, desenvolver estratégias de enfrentamento saudáveis e aprender a lidar com a ansiedade e o desconforto associados aos pensamentos obsessivos. Estou aqui para oferecer apoio e orientação ao longo desse processo.
Olá! Sim. É possível. Eu diria que é bastante comum este tipo de situação. Na área da saúde mental este comportamento recebe o nome de "repetição insistente de pensamento". Procure ajuda profissional, pois o TOC é um transtorno que tende a piorar sem o tratamento. A psicoterapia aliada ao acompanhamento psiquiátrico oferece ótimos resultados.
Olá. Sim, não só é possível, como é exatamente o pensamento repetitivo sobre determinado assunto que caracteriza o pensamento obsessivo do TOC que por vezes leva a compulsão como tentativa de alívio.
Olá! sim... Os pensamentos são intrusivos, ou seja, não pedem licença para entrar e ficam pairando sobre a cabeça do indivíduo de forma persistente. Os temas dos pensamentos podem ser variados, causando sintomas como ansiedade, angústia, entre outros. Pensar não significa que irá realizar. Na psicoterapia cognitiva comportamental é possível aprender várias técnicas para ajudar a controlar os pensamentos e ansiedade. Procure ajuda!
Olá,

Pode sim! Mas antes disso, procure um profissional caso não haja diagnóstico ainda ok?

Você pode ter esses pensamentos de forma insistente, mas busque ajuda!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 150
Sim. Muito se fala do TOC em pessoas que tem "manias" de higiene e organização. Porém, TOC também se refere a comportamentos invisíveis, que é o caso dos pensamentos, e ate mesmo "obsessão" por pessoas. A pessoa tende a ficar tão presa nesses pensamentos que começa a atrapalhar até mesmo o rendimento profissional.
Olá. Sim, é possível que uma pessoa com Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) fique presa em um pensamento obsessivo sobre um determinado assunto por dias, semanas ou até mesmo meses. Esses pensamentos intrusivos e persistentes são uma característica do TOC e podem causar muito sofrimento e dificuldade. Importante que se procure um psiquiatra, caso exista somente suspeita, para ter um diagnóstico e medicação adequados. A terapia cognitivo comportamental, TCC, é de extrema importância para iniciar junto com o tratamento medicamentoso e trás resultados excelentes. Sempre à disposição.
Sim, esse é, inclusive, um dos principais sintomas do TOC. O assunto aparece em forma de "pensamentos intrusivos" e causam muito sofrimento. Tais pensamentos são a parte obsessiva do diagnóstico, enquanto a parte compulsiva diz respeito a justamente os comportamentos emitidos pela pessoa para tentar sanar os pensamentos, comportamentos esses que podem não fazer sentido para quem vê de fora - lavar as mãos várias vezes, ligar e desligar a luz várias vezes, passar X minutos fazendo algo, etc - mas que para a pessoa que está sofrendo foram a única forma de resolução para sanar os pensamentos. Tais comportamentos, porém, aliviam os pensamentos por tempo limitado, e após pouco tempo a obsessão volta. Por isso a importância da psicoterapia para direcionar corretamente o que deve ser feito.
Te convidamos para uma consulta: Tratamento em transtorno obsessivo compulsivo (toc) - R$ 180
Olá! É possível que um pensamento obsessivo perdure por dias, semanas ou até meses. Esses pensamentos são sintomas de um quadro maior e podem ser deslocados, de forma que sempre tenha um pensamento insistente no qual não sentimos controle sobre. É importante investigar o sentido desses pensamentos, qual o valor simbólico deles? porque continuam a retornar? o sintoma quer nos dizer algo. Antes de fechar um diagnóstico (TOC, por exemplo), é preciso investigar a fundo como esse sintoma reflete na sua subjetividade e na sua forma de se relacionar com o mundo (e consigo mesmo). Para isso, recomendo busca uma psicoterapia, em que você irá trabalhar nisso junto a um profissional treinado. Boa sorte!
É possível sim! Mas há alguns pontos que precisam ser vistos como: te incomodam muito? interferem na sua vida a ponto de te impedir de realizar alguma atividade? te coloca de alguma forma em risco (ou outras pessoas)? Por isso, o acompanhamento médico e psicológico caminham de mãos dadas e você pode dividir essas obsessões com esses profissionais adequados, com certeza eles trabalharão para que sua qualidade de vida melhore, promovendo sempre autoconhecimento e conhecimento de seu diagnóstico. Espero ter ajudado, qualquer coisa estou à disposição!
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 120
Boa Tarde! Sim,é possível que isso ocorre pelo fato da pessoa não conseguir avaliar os pensamentos de forma mais elaborada e aquilo permanecer sem esclarecimento racional e voltar repetidamente enquanto a pessoa não conseguir aprender outras maneiras de lidar com aquele pensamento,verificar outras variáveis piorando o quadro se não for tratado o quanto antes.
Sim, é possível que uma pessoa com Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) fique presa em um pensamento obsessivo sobre um determinado assunto por um período prolongado, que pode variar de dias a meses. Os pensamentos obsessivos são intrusivos e persistentes, causando ansiedade significativa e interferindo na vida diária da pessoa. Esses pensamentos podem se concentrar em uma ampla variedade de temas, desde preocupações com segurança, limpeza, ordem, religião, relacionamentos, entre outros. O importante é buscar apoio de um profissional de saúde mental, como um psicólogo, para aprender estratégias de enfrentamento e tratamento adequado para gerenciar o TOC.
Olá, sim pode acontecer. Pensamentos ruminantes/obsessivo são recorrentes de um quadro importante de ansiedade, toc também, então, te oriento buscar ajuda psicológica e psiquiátrica para amenizar os sintomas.
Abraço
É sim possível que os pensamentos intrusivos do TOC persistam por longo período. Por isso o tratamento com especialista após correto diagnóstico é fundamental para reduzir esses pensamentos e os possíveis comportamentos compulsivos que podem surgir associados a eles para aliviar a ansiedade. Fico à disposição caso queira agendar uma consulta.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!