Uma Prótese de Joelho infectada, precisa ser retirada para fazer sessões de Câmera Hiperbárica?

4 respostas
Uma Prótese de Joelho infectada, precisa ser retirada para fazer sessões de Câmera Hiperbárica?
Vamos dividir a pergunta em duas para melhor entendimento.

1 - o tratamento da infecção protética inclui curativos cirurgicos com coleta de cultura para determinar o germe e antibiótico especifico venoso.
Quando a infecção já se propaga por tempo suficiente para que ocorra a fixação da bactéria na forma de biofilme (colônias de bactérias aderidas á prótese), não adianta lavagem mecânica local e muito menos o antibiótico. Visto que o metal é avascular e a substância não atinge o alvo.
A alternativa neste caso é a retirada do material com colocação de espaçador que muitas vezes pode ser acrescido de antibiótico local.

2 - a utilização de câmara hiperbarica não é parte do tratamento. Pode vir como complementação auxiliando no processo de cicatrização, porém os passos mais importantes e indispensáveis para a cura estão descritos no item 1.

Att

dr daniel ramallo

A presença de infecção em prótese na grande maioria dos casos necessita da retirada da mesma, mas alguns casos a infecção pode ser sanada sem a necessidade da retirada da prótese. Seu médico assistente deve te orientar no processo.
Também considero que na maioria dos casos há necessidade da retirada da prótese e colocação de espaçador. A câmara hiperbárica poderia ajudar no combate à infecção, além de estimular a cicatrização.
Siga as recomendações do seu médico. Os implantes precisam ser retirados.