Uma vez que o vírus consiga atingir a corrente sanguínea a PEP perde totalmente o efeito ? Ou ainda

2 respostas
Uma vez que o vírus consiga atingir a corrente sanguínea a PEP perde totalmente o efeito ? Ou ainda é possivel combate-lo nesse caso se a pessoa siga religiosamente a PEP pelos 28 dias?
Dra. Keilla Mara Freitas
Infectologista, Intensivista
São Paulo
Quanto antes iniciar a profilaxia, maior sua eficácia, e começá-la com mais de 72 hs após a exposição, não tem nenhum benefício comprovado.
Nos primeiros dias após a exposição sexual, o vírus não cai diretamente na corrente sanguínea, ele fica alojado embaixo da mucosa no local por onde entrou, provocando uma resposta inflamatória do organismo que atrai mais células linfócitos T CD4 possibilitando a multiplicação do vírus que só ocorre dentro dessas células. Depois é que o vírus se aloja nos linfonodos vizinhos (locais onde moram os linfonodos, uma espécie de base militar das células de defesa), cai na corrente sanguínea, vai para linfonodos mais distante onde criam seus santuários.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Jonas Spezia
Médico clínico geral, Generalista
Florianópolis
Excelente pergunta sobre o mecanismo da PEP! A resposta é MUITO IMPORTANTE: NÃO, a PEP não perde totalmente o efeito uma vez que o vírus atinge a corrente sanguínea.

Como PEP funciona:
- PEP age nos primeiros estágios da infecção (replicacão viral inicial)
- Medicamentos inibem a cópia e integração viral no DNA
- Eficácia diminui com o TEMPO (não com localização do vírus)

Por isso:
- PEP começada <72 horas: até 90% de eficácia
- Iniciada entre 72h-28 dias: ainda eficaz (eficácia reduzida)
- Aderência rigorosa aos 28 dias: fundamental

PEP pode ainda funcionar mesmo após viremia inicial SE iniciada rapidamente e mantida consistentemente.

Se tem dúvidas sobre seu uso específico de PEP ou gostaria de discutir sua situação, estou disponível para teleconsulta.

Especialistas

Adriana da Silva Marques

Adriana da Silva Marques

Médico clínico geral

Recife

Antonio Carlos de Castro Toledo Jr.

Antonio Carlos de Castro Toledo Jr.

Médico clínico geral, Infectologista

Belo Horizonte

Melissa Palmieri

Melissa Palmieri

Especialista em medicina preventiva

São Paulo

Fernando Lopes Goncales Junior

Fernando Lopes Goncales Junior

Infectologista

Campinas

João Paulo França

João Paulo França

Infectologista

Recife

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 6648 perguntas sobre HIV e AIDS
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.