Uso lentes de contato diariamente fazem anos, sempre troco de forma correta. Tenho miopia, de um tem

2 respostas
Uso lentes de contato diariamente fazem anos, sempre troco de forma correta. Tenho miopia, de um tempo pra ca percebi que após alguns dias a lente fica levemente "deformada", a borda fica como se estivesse torta, esticada. Não senti nenhum desconforto usando a lente mesmo ela estando dessa maneira, percebi quando trocava que todas acabavam ficando assim. Porém agora quando coloco uma lente nova que não está tortinh, sinto muito desconforto e não sei como melhorar. A lente pega o formato do nosso olho?
Olá!
As lentes de contato não “pegam” o formato do olho de forma permanente, mas com o uso contínuo, calor, manipulação ou ressecamento, elas podem sofrer pequenas alterações físicas, como deformações na borda. Isso geralmente ocorre por desgaste do material ou por alterações na hidratação da lente, e pode ser influenciado também pela forma como são limpas, armazenadas e pelo tipo de solução utilizada.

O desconforto ao colocar uma lente nova pode estar relacionado a alguns fatores:

Adaptação da córnea ao uso da lente mais “amaciada” pelo tempo;

Pequenas alterações na curvatura ou sensibilidade da córnea;

Olho seco ou alteração na produção da lágrima;

Necessidade de ajuste no tipo ou no grau da lente.

O ideal é realizar uma avaliação oftalmológica com teste de adaptação de lentes, para verificar se o modelo e o material atuais ainda são os mais indicados para você, além de descartar qualquer alteração ocular que possa estar causando o incômodo.

Na Clínica de Olhos Dra. Ingrid Madeira, realizamos exames detalhados de adaptação e troca de lentes, além de orientações personalizadas para conforto e segurança no uso diário.

Recomendo agendar uma consulta para reavaliarmos suas lentes e garantir o uso seguro e confortável.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A lente costuma se deformar, pelo menos um pouco, quando em contato prolongado com os olhos, especialmente quando já estão com maior tempo em uso, inclusive as rígidas (gás permeáveis). Se você tem algum tipo de deformidade (ectasia) na sua córnea, é importante ter a lente como um "molde" para melhorar sua visão e reduzir graduações irregulares. Deve-se evitar o uso quando a lente se apresenta distorcida e principalmente impregnada com alguma mancha que não sai da lente quando lavadas.

Especialistas

Fabyanna Albuquerque

Fabyanna Albuquerque

Oftalmologista

Campina Grande

Lumar Bichara

Lumar Bichara

Oftalmologista

Carangola

Paulo do Couto Borges de Paula

Paulo do Couto Borges de Paula

Oftalmologista

Cornélio Procópio

Rodrigo Cervellini

Rodrigo Cervellini

Oftalmologista, Médico de tráfego

São Paulo

Lyara Schaefer Sombrio

Lyara Schaefer Sombrio

Oftalmologista

Palhoça

Henrique Leber

Henrique Leber

Oftalmologista

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 356 perguntas sobre Astigmatismo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.