Voltar várias vezes para conferir se desligou gás , fechou janelas e portas são sintomas de TOC?

9 respostas
Voltar várias vezes para conferir se desligou gás , fechou janelas e portas são sintomas de TOC?
Sim, podem ser sintomas de TOC se causar prejuízo em seu funcionamento diário. Vale ressaltar a importância de fazer uma avaliação com profissional.

Se você está sentindo que algo lhe está incomodando ou causando prejuizos em sua vida diária e tais atos repetitivos estào acontecendo com freqüência, seria importante procurar ajuda psicológica e psiquiatra para minimizar seu sofrimento. Assim você entrará em contato consigo mesmo e ampliará sua consciência.
Át.,
Monica Araújo
Sim, pode ser, mas somente se for algo recorrente e suficientemente grave a ponto de consumir tempo ou causar sofrimento acentuado a pessoa. Para um diagnóstico mais apropriado é necessária uma avaliação presencial com um psicólogo ou um psiquiatra.
TOC é um transtorno neuropsiquiátrico que se manifesta por obsessões e Compulsões, que ocupam boa parte do tempo comprometendo as atividades diárias e ou as relações interpessoais.
Obsessões são pensamentos, frases, impulsos, músicas... seu conteúdo vai contra seus valores, indesejáveis, que invadem a mente contra a sua vontade, causa medo,ansiedade, culpa..simetria. N a tentativa de neutraliza-los cria-se compulsões ou rituais para reduzir o desconforto ou prevenir eventos temidos. Estes comportamentos nao há uma conexão realística com o que pretendem prevenir, sujeira, simetria, economizar(guardar ou colecionar).
Se torna uma doença da família, pois tem repercussão seja pelos atrasos, indecisões, lazeres, vida social..
Se a pessoa já sabe que conferiu, com certeza é TOC.
Sim podem ser sintomas de TOC. Há a necessidade de realizar uma avaliação mais detalhada para fazer um histórico de quando começou, como, com que frequência ocorre... Chama-se a atenção para a importância de um trabalho em conjunto com psicólogo e psiquiatra.

À disposição
Sim, esses comportamentos podem ser um tipo de Verificação, comportamento que podem estar relacionados ao TOC. Esses comportamentos estão dentro das Compulsões e o paciente com TOC os utiliza para minimizar ou neutralizar o sofrimento causado por Obsessões, que são pensamentos ou imagens mentais que causam desconforto. Outros tipos de compulsões podem estar relacionadas a higiêne ou simetria por exemplo.
Provavelmente é Toc sim, isto é se você está descrevendo uma verificação contínua várias vezes seguidas num mesmo dia e horário. Entretanto, Pessoas que possuem dificuldades na memória operacional, como pessoas que possuem TDAH podem verificar fechaduras, portas de carros, etc...por esquecimento, por não terem prestado atenção ao ato realizado. Neste último caso a pessoa verifica geralmente uma única vez. Não é incomum encontrar pessoas com TDAH e TOC simultaneamente.
Olá, o diagnostico de transtorno obsessivo compulsivo é feito a partir de alguns sintomas relatados, frequência desse comportamento, tempo que se demanda, intensidade. Pense na possibilidade de fazer uma avaliação com psicólogo para ver se o caso é de TOC.