Osteomalácia e raquitismo - Informações, especialistas e perguntas frequentes
Quais são osteomalacia e raquitismo?
Distúrbios da mineralização óssea geralmente devidos a níveis inadequados de vitamina D ou de fosfato no organismo. É realmente o raquitismo a mesma doença em crianças do que chamamos osteomalácia em adultos.
Onde é que vamos obter vitamina D?
Há duas fontes de vitamina D:
- Alimento
- Exposição solar.
Existem alguns alimentos que são fontes de vitamina D. Os melhores são os peixes gordos como o salmão e a sardinha, e margarinas com vitamina D. Em países menos ensolarados a fonte desta vitamina aparece mais no consumo de alimentos ricos nesta vitamina, como o leite, a vitamina D adicionados a eles. Uma pessoa normal tem bastante vitamina D armazenada no corpo e isso vai durar cerca de dois ou três anos.
Em nosso país, dada a elevada exposição ao sol não é comum ver a falta de vitamina D. O que tende a acontecer no nosso país é que há uma deficiência desta vitamina pelas interações com determinados medicamentos ou doenças em que esta vitamina não é absorvido adequadamente.
Quem está em risco de uma deficiência de vitamina D?
- Pessoas que não gozam de muita exposição ao sol estão em maior risco de deficiência de vitamina D, sobretudo os idosos que passam longos períodos em casas sem tomar sol.
- Em alguns países nórdicos, as crianças de classe baixa que vivem em áreas carentes estão em maior risco.
- Ele também pode influenciar a pigmentação da pele, o que impede a passagem dos raios UVA (raios ultravioleta) a ele.
- Algumas pessoas com problemas intestinais em que a absorção é prejudicada, como a doença de Crohn e doença celíaca.
- Isso também pode ocorrer quando você tem doença renal ou hepática, ou como resultado de tomar certos medicamentos.
Quais são os sintomas da osteomalacia e raquitismo?
Osteomalacia:
É dor generalizada nos ossos e, por vezes, fraqueza muscular. Ela pode causar fraturas.
Raquitismo
É dor e deformidades ósseas variáveis ??como idade de início, por exemplo, os ossos das articulações, como punhos.
Como é que você verifique a deficiência de vitamina D?
- Exame de sangue
- Estudos radiológicos, são úteis principalmente em crianças para ver seus pulsos e joelhos. Alguns pacientes mostram através do scanner uma diminuição característica de densidade óssea.
Que tratamento está disponível?
O tratamento usual é dose diária regular de vitamina D (0,05 a 0,125 mg / dia) por um período de 6-12 semanas. Às vezes pode ser necessário adicionar suplementos de cálcio. Muitas pessoas recebem uma única injeção de 7,5 mg ou 15 mg de Calciferol (vitamina D). Este é armazenado no corpo e pode durar até um ano antes de nova injeção ser necessária. O Calciferol é o melhor tratamento para pessoas que têm uma deficiência de vitamina D por causa de problemas intestinais. A maioria das pessoas com osteomalacia sentem uma redução na dor cerca de duas semanas após a injeção. Também pode ser necessária uma dose extra de cálcio quando um osso é soldado.
Não descuide da sua saúde
Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.
Mostrar especialistas Como funciona?Especialistas - osteomalácia e raquitismo
Perguntas sobre Osteomalácia e raquitismo
Nossos especialistas responderam a 9 perguntas sobre Osteomalácia e raquitismo