Tumores benignos de mama - Informações, especialistas e perguntas frequentes

O que é um tumor benigno?

Em geral, consideram que tumor fixo, e da linfa são palavras com o mesmo significado, portanto, em linguagem simples, vamos nos referir a pacotes que nódulos na mama. A maioria destes nódulos não são cancerosos ou de natureza maligna. A maioria das mulheres tem nódulos mamários e muitos deles até mesmo detectados por elas mesmas, são áreas de tecido mamário normal que pode tornar-se mais visíveis ou aparentes pouco antes da regra.

Podemos distinguir muitas variedades de tumores de mama benignos, dependendo da área ou tecido em que elas surgem. Os tipos mais comuns são: fibroadenomas, cistos e doença fibrocística da mama.

Tipos de tumores benignos:

Fibroadenomas

Este tipo de tumor não é uma doença em si, mas apenas o crescimento mais elevado em algumas áreas da mama. São especialmente comuns em mulheres com menos de 30 anos, e é considerado o tumor de mama mais comum antes da menopausa. Está relacionada a alterações hormonais nas mulheres, e nenhuma relação clara com o uso de contraceptivos orais. É muito raro transformar em maligno. Eles quase nunca ferem, e seu crescimento é muitas vezes lento. Eles são muito arredondadas, muito móveis dentro do peito e pode ser diagnosticada através de uma combinação de exame clínico, mamografia, ultra-sonografia e punção aspirativa por agulha e células com agulha fina.

Fibroadenomas em mulheres nem sempre precisam ser removidos. Pelo menos um em cada três destes tumores reduz de tamanho ou desaparece por si só dentro de dois anos. Você pode escolher a sua remoção em casos de aumento rápido ou significativo no tamanho da deformidade da mama, perturbação pelo nó, ou quando a mulher está em causa e acredita que ele alguma ansiedade.

Cistos

Os cistos são nódulos suave e móveis. Em alguns casos, seu tamanho torna especialmente visível a olho nu. Eles podem ser dolorosos. Eles são mais comuns em mulheres entre 40 e 50 anos (ou seja, perto da menopausa), encontramos menos casos aos 20, 30 ou 60 anos. O desenvolvimento da mama passa por diferentes fases. Quando o desenvolvimento das mamas começa é quando os lobos são ampliadas, e podemos encontrar o fibroadenoma. As mamas doem um pouco e tem inchaço em mulheres pouco antes do período menstrual (o que corresponderia ao desenvolvimento de doença fibrocística da mama). Mais tarde, os lóbulos da mama se tornam anormais e podem levar a cistos. Cistos vem a ser uma espécie de envelhecimento dos lobos.

São diagnosticados por ultra-som mamografia, ou com uma agulha no tumor. O líquido retirado de cistos tem cores diferentes do amarelo ao azul escuro, ao verde. Estes fluidos são geralmente analisadas após a extração para verificar o tipo de cisto e benignos ou malignos.

Em seis casos de cistos em mulheres, três desenvolveram um cisto único, dois crescem para entre três e cinco ao longo de sua vida, e desenvolvem mais do que apenas um de cinco cistos. É cada vez mais necessário drenar os cistos, como eles podem ser facilmente diagnosticada com ultra-som. Para alguns médicos, as mulheres com cistos têm um risco levemente maior de câncer, embora esse risco não seja definitivamente confirmado.

Mastopatia fibrocística

É a doença mais comum no seio das mulheres pré-menopausa. Hormonais de origem e, muitas vezes apresenta sintomas: dor no peito, que pode ou não relacionadas com a menstruação, secreção mamilar, palpação de áreas mais ou menos irregulares ou mamas densas, mal definidas e, normalmente, com o sentimento de se sentir caroços pequenos. Também é uma doença benigna e seu diagnóstico, além de ser feita por exame clínico e mamografia são complementados com introdução de agulhas.

Outros tumores:

Podemos citar outros tumores ou doenças que podem aparecer como nódulos na mama, e pode ser mais ou menos benigna, papilomas, adenomas, tumor phyllodes, hamartoma, ginecomastia, lipomas, leiomiomas, hemangiomas.

O que fazer com um caroço em seu peito?

Como dissemos, nem todos os nódulos da mama vão se comportar como um câncer. Portanto, a chave é manter a calma e ir logo ao ginecologista, médico de família ou de costume. Que irá recomendar os elementos necessários para diagnóstico correto da doença. Uma vez com este diagnóstico faz-se relatório sobre o tratamento mais adequado, que às vezes pode não ser necessariamente a cirurgia.

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - tumores benignos de mama

Pedro Lavigne Moreira

Pedro Lavigne Moreira

Mastologista

Linhares

Israel Alecrin

Israel Alecrin

Mastologista

Campos Dos Goytacazes

Adriano Meira Oliveira

Adriano Meira Oliveira

Mastologista, Cirurgião geral

Florianópolis

Natália Polidorio

Natália Polidorio

Mastologista

Brasília

Aline Prado de Almeida

Aline Prado de Almeida

Mastologista, Ginecologista

São Paulo

Perguntas sobre Tumores benignos de mama

Nossos especialistas responderam a 409 perguntas sobre Tumores benignos de mama

Pode haver diferença entre os exames pelo método, por exemplo a ressonância de mama consegue perceber com maior facilidade a diferença entre nódulos e cistos. No seu caso específico seria importante…

Olá, tudo bem?! As glândulas mamárias não são necessariamente iguais em ambas as mamas. O que você está sentindo pode ser sim um nódulo mas também pode ser uma glândula, já que possui essa mudança…

De rotina não.
Porém se há dúvida na resolução de alguma imagem suspeita , sim - pode repetir

Especialistas falam sobre Tumores benignos de mama

Um nódulo na mama (massa) é um espessamento ou protuberância com textura diferente do tecido mamário ao redor. Um nódulo pode ser descoberto em uma mama por acaso, durante um auto-exame do seio ou durante um exame físico de rotina por um médico. O mais importante, quando evidenciado um nódulo, é sua avaliação por um mastologista para elucidação de seu diagnóstico e comportamento. Atualmente, existem vários exames que podem ser feitos com este intuito. A ressecção cirúrgica é indicada numa pequena parcela destes casos.

Leonardo Gabeira Secco

Mastologista, Cirurgião plástico

São José dos Campos


Os tumores benignos são aqueles tumores sem capacidade de causar metástase. Seu crescimento é local.

Marcelo Barbosa

Mastologista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

Nem todos os nódulos que surgem na mama estão relacionados ao câncer. A avaliação feita no consultório englobando a história do paciente, seus exames de imagem e o exame físico diferencia essas duas entidades. O tratamento indicado varia de acordo com cada caso, podendo ser conservador/expectante, ou cirúrgico.

Fernanda Gasparin Palermo Hassan

Mastologista

Salvador

Quais profissionais tratam Tumores benignos de mama?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.