Cotovelo de tenista - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Cotovelo de tenista

Informação sobre Cotovelo de tenista

O que é o cotovelo de tenista?

Cotovelo de tenista ou epicondilite lateral é a dor sobre a parte externa do cotovelo, provavelmente causado por uso repetido e forçado dos músculos da área.

São músculos originários de uma pequena protuberância óssea do lado de fora do cotovelo (epicôndilo lateral). Na epicondilite lateral, a dor está concentrada em torno desta área e às vezes pode se espalhar para o braço ou abaixo da parte externa do antebraço.

A dor é causada por pequenos rasgos no tecido conjuntivo que liga os músculos aos ossos. Este tecido fica irritado e inflamado, causando inchaço na área.

Esse problema ocorre mais freqüentemente em pessoas com mais de quarenta anos e afeta mulheres mais frequentemente do que homens.

Como é tratado?

  • Em muitos casos, melhora-se com o repouso e alguns anti-inflamatórios (lembre-se que deve ser prescrito pelo médico)
  • Fisioterapia, incluindo ultra-som, pode melhorar
  • Casos resistentes requerem cirurgia.

Às vezes, cura espontaneamente, mas em alguns casos a dor pode durar mais de cinco anos.

O que causa esta condição?

Afecta não só tenistas, mas também por quem pratica outros esportes ou hobbies e trabalhos que envolvem movimentos repetitivos.

O movimento do cotovelo é de dobra quando algo rígido o produz, como uma raquete ou uma ferramenta e isto é a causa mais comum de cotovelo de tenista.

Quais são os sintomas de cotovelo de tenista?

Geralmente começa com dor na lateral do cotovelo e aumenta gradualmente. Dói quando alguém pressiona sobre esta área. Às vezes a dor irradia para o braço e para baixo ao longo do exterior do antebraço.

Pode haver uma sensação de fraqueza no pulso que o torna difícil de executar tarefas que exigem força na mão.

Que pode ser feito em casa?

No início, a dor pode ser aliviada sobre a área dolorosa usando gelo envolto em um pano para evitar o contato direto com a pele. O gelo pode ser aplicado por 20 a 30 minutos cada tempo, e repetido após o intervalo de uma hora.

O braço deve descansar e evitar qualquer movimento que provoca dor.

Exercícios de alongamento podem ajudar. O pulso deve dobrar tudo o que pode para baixo, mantendo a sua mão para baixo com a ajuda da outra mão. O cotovelo totalmente estendido,o antebraço é girado para dentro, para que as pontas dos dedos apontem para o lado. A posição deve ser mantida por 15 segundos e repetida após um breve intervalo. Isto deve ser repetido várias vezes ao dia.

Ataduras  especiais podem ser comprados em muitas lojas de artigos esportivos e ajudar ocasionalmente.

Um médico ou fisioterapeuta pode fornecer mais informações sobre exercícios específicos.

Como o médico faz o diagnóstico?

O médico chega a este diagnóstico, ouvindo a descrição das queixas do paciente e fazendo uma varredura do braço.

Cotovelo de tenista por si só não pode ser visto nas radiografias, mas em alguns casos pode ser necessária a radiografia  para descartar lesões na parte interna da articulação do cotovelo.

O médico examina se a área em torno do cotovelo é dolorosa à pressão. Ele também verifica se a flexão do cotovelo provoca dor.

É importante que o médico descarte se o quadro é causado por pressão sobre um nervo. Em alguns casos raros, pode haver outras causas de dor de cotovelo e devem ser descartados também.

Como a doença é?

Em muitos casos, melhora por conta própria, sem outro tratamento, com a ajuda de algum anti-inflamatório.

Fisioterapia, incluindo ultra-som, é eficaz em numerosas ocasiões. Se os sintomas não melhorarem, você pode tentar uma infiltração local com corticosteróides e anestésicos.

Em casos resistentes, a cirurgia pode ser necessária para liberar o tendão do osso.

Um estudo recente mostra que o Botox pode aliviar o cotovelo de tenista.

Medicação

Os AINEs podem reduzir a dor ea inflamação. Existem muitos tipos disponíveis que podem ser comprados sem receita médica.

Lembre-se que antiinflamatórios podem danificar o revestimento do estômago, então se você tem ou teve problemas estomacais como úlcera ou gastrite ou episódios de queimação ou azia, você deve consultar seu médico antes de tomar qualquer medicação, para evitar complicações. Tente tomá-los sempre um pouco de comida.

Possui uma dúvida concreta sobre Cotovelo de tenista? Pergunte aos nossos especialistas.

Os especialistas falam sobre a Cotovelo de tenista

Muitos pacientes que me procuram no consultório com dor no cotovelo reclamam de incômodo na região de fora da articulação, lateralmente, que piora com movimentos repetitivos do punho e dos dedos e com movimentos de aperto ou preensão de objetos (uma maçaneta de porta por exemplo). Essa condição geralmente é provocada por microtraumas de repetição e inflamação crônica nas proximidades da origem dos tendões extensores do antebraço, em uma proeminência óssea conhecida como epicôndilo (epicondilite lateral). Antigamente conhecida como cotovelo de tenista, acomete muito mais pessoas que trabalham com digitação do que pessoas que praticam esportes.
Dr. Rafael Patrocinio
Dr. Rafael Patrocinio Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ortopedista - Traumatologista

|

Fortaleza

Tem perguntas sobre Cotovelo de tenista?

Nossos especialistas responderam 5 perguntas sobre Cotovelo de tenista.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Você citou alguns recursos que o Fisioterapeuta utiliza (TENS, Ondas Curtas e o Ultrassom). O que ocorre é que geralmente o Médico Ortopedista ou Médico do Esporte faz o diagnóstico de "Cotovelo de Tenista" e encaminha ao Fisioterapeuta. Este Profissional vai examinar e definir quais recursos utilizará. É possível sim utilizar os recursos citados principalmente o Ultrassom. Se for te ajudar lembre-se que essa patologia é uma inflamação nos tendões dos músculos que participam dos movimentos do punho, antebraço e cotovelo. Nesses casos a inflamação é consequência e não causa... procure atividades, posturas, movimentos repetitivos, ou área de dor como na região do pescoço e informe seu Fisioterapeuta e seu Médico! Ótima Recuperação!

  • 28
  • 30
  • 76
Dr. Paulo Cortez

É importante ter certeza que o seu diagnóstico está correto. Se realmente for uma epicondilite lateral e já realizou todos esses tratamentos, o tratamento cirúrgico deverá ser considerado no seu caso.

  • Obrigado 3
  • 1 especialista está de acordo
  • 12
  • 6
  • 12
Caio Rodrigo Marquim Firmo de Araujo Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ortopedista - Traumatologista

Brasilia

A plica póstero-lateral do cotovelo é um dos diagnósticos diferenciais com a epicondilite lateral. De uma forma geral, se os sintomas dolorosos persistem após 6 meses de fisioterapia bem executada, a remoção da plica por artroscopia do cotovelo é a melhor opção. Converse com o especialista acerca do diagnóstico, pois somente ele pode avaliar, através do exame físico e exames de imagem, qual é o tratamento mais adequado.

  • 178
  • 98
  • 222
Dr. Rafael Patrocinio Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ortopedista - Traumatologista

Fortaleza

Marcar consulta

Quando os sintomas persistem apesar do tratamento conservador prolongado, a cirurgia artroscópica é a melhor opção em um diagnóstico bem definido de epicondilite lateral refratária. Rafael Patrocínio - Cirurgião de ombro e cotovelo

  • 178
  • 98
  • 222
Dr. Rafael Patrocinio Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ortopedista - Traumatologista

Fortaleza

Marcar consulta

Ver as 5 perguntas sobre Cotovelo de tenista