Angioplastia coronariana - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Especialistas - angioplastia coronariana

Sueli Vieira Santos

Sueli Vieira Santos

Cardiologista

São Paulo

André Diehl Ferreira

André Diehl Ferreira

Cardiologista, Médico clínico geral

Porto Alegre

Agendar uma visita
Luiz Neves Neto

Luiz Neves Neto

Cirurgião cardiovascular

Curitiba

Agendar uma visita
Adriano Caixeta

Adriano Caixeta

Cardiologista

São Paulo

Agendar uma visita

Perguntas sobre Angioplastia coronariana

Nossos especialistas responderam a 178 perguntas sobre Angioplastia coronariana

O cateterismo é um procedimento diagnóstico e não um tratamento, logo o cateterismo em si não irá resolver. Porém caso haja uma obstrução nas artérias coronárias pode ser realizado o tratamento…

De maneira geral não há nenhum restrição ao uso de álcool após 01 mês do cateterismo, desde que com moderação. Contudo, algumas condições cardiológica podem requerer a abstinência alcoólica,…

Depende. Se a sua angioplastia ocorreu sem intercorrências, você está bem e assintomático (sem cansaço ou dor no peito aos esforços) e não tem planos para uma nova angioplastia em breve, pode…

Especialistas falam sobre Angioplastia coronariana

Realizo angioplastias coronárias com implante de stents com stents, sou especialista em bifurcação e casos complexos.

Tammuz Fattah

Cardiologista

São José


A angioplastia coronariana é um procedimento minimamente invasivo, que visa restaurar o fluxo de sangue em uma ou mais artérias do coração (chamadas coronárias), que apresentam obstrução parcial ou total. Para isso, uma prótese chamada "stent" é inserida até o local de obstrução, através de um cateter. Esse procedimento geralmente é utilizado no contexto de um infarto ou para o tratamento da angina (dor no peito causada pelas obstruções das coronárias).

Wilton Francisco Gomes

Generalista

Curitiba


A angioplastia coronária é o procedimento de desobstrução das artérias coronárias. Trata-se de um procedimento que deve ser realizado no serviço de hemodinâmica dos Hospitais. A angioplastia pode ser realizada com implante de stent e ou dilatação das placas de gordura com balão. A angioplastia normalmente é indicada em pacientes que possuem sintomas de dor no peito ou cansaço aos esforços e que possuem obstruções documentadas pelo cateterismos nas artérias coronárias, em locais que favorecem o implante de stent. Esse procedimento deve ser realizado por médicos super especializados conhecidos como hemodinamicistas e com titulação pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica (SBHCI).

Rodrigo Esper

Cardiologista

São Paulo


A Angioplastia Transluminal Coronariana (ou ATC). Foi introduzida em 1977 pelo médico Suiço Dr. A. Gruentzig, como alternativa às cirurgias de revascularização (Ponte de Safena, Mamária) nos casos de doença obstrutiva das coronárias, sem os inconvenientes deste tipo de tratamento. Por ser minimamente invasiva, feita sob anestesia local (na virilha ou pulso), tempo de internação muito curto, riscos hospitalares (infecção, baixa qualidade hospitalar, etc) mais baixos, acabou se consagrando progressivamente como tratamento seguro , viável, confortável, com possibilidade de novas intervenções, se necessário, e que vem incorporando novas tecnologias em materiais , farmacologia e experiência.

Otavio Eboli

Cardiologista

São Paulo

Agendar uma visita

A angioplastia coronariana é o procedimento de implante de stent na artéria coronária. Pode ser realizado pelo braço (artéria radial) ou pela perna (artéria femoral). O tempo do procedimento pode variar de acordo com o número de stents, mas, em geral, dura entre 1 e 2 horas. O paciente precisa ficar internado na Unidade Coronariana ou CTI, recebendo alta na manhã do dia seguinte, após reavaliação. É necessario o uso de medicamentos como a aspirina (AAS), entre outros. Pacientes alérgicos a iodo podem fazer a angioplastia, desde que orientados quanto preparo prévio. Dúvidas? Perguntas? Escreve pra mim.

Daniel Peralta

Cardiologista

Rio de Janeiro

Quais profissionais realizam Angioplastia coronariana?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.