Fechamento de comunicacao interatrial - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Especialistas - fechamento de comunicacao interatrial

Pompilio Sampaio Britto

Pompilio Sampaio Britto

Cirurgião cardiovascular

Salvador

Agendar uma visita
Rilson Moitinho

Rilson Moitinho

Cirurgião cardiovascular

Salvador

Agendar uma visita
Fabiano André Pereira

Fabiano André Pereira

Cirurgião cardiovascular

São Paulo

Agendar uma visita
Wilson Silveira

Wilson Silveira

Cirurgião cardiovascular, Intensivista

Goiânia

Agendar uma visita
Luiz Neves Neto

Luiz Neves Neto

Cirurgião cardiovascular

Curitiba

Agendar uma visita

Perguntas sobre Fechamento de comunicacao interatrial

Nossos especialistas responderam a 106 perguntas sobre Fechamento de comunicacao interatrial

Se a correção da cardiopatia não deixou nenhuma lesão residual, a dor abdominal não tem nenhuma relação com a cirurgia cardíaca depois de tantos anos.

O forame oval patente não precisa de correção, já que não causa nenhum repercussão para o coração do bebê. Em relação à comunicação inreratrial (CIA) que se trata de um defeito na parede do septo…

Olá!

A CIA depois de fechada não reabre. Então se de fato fechou quando era bebê, não há como ter complicações decorrentes desse problema.

A depender dos sintomas, pode…

Especialistas falam sobre Fechamento De Comunicacao Interatrial

Pessoas que nascem com este defeito podem ser tratadas dependendo da forma e da sua posição anatômica através do fechamento percutâneo, ou seja, através de cateteres posiciona-se uma prótese e com ela fechamos o defeito.

Tammuz Fattah

Cardiologista

São José


O forame oval é um orifício que comunica o lado direito com o esquerdo do coração. Está presente no feto durante toda a gestação, fechando após o nascimento. Em aproximadamente 20% das pessoas o forame permanece aberto, recebendo o termo de Forame Oval Patente, também conhecido pela sigla de FOP. A maioria das pessoas nunca apresentarão nenhum problema relacionado ao FOP. Porém, algumas pessoas podem apresentar Acidente Vascular Cerebral - AVC de repetição e Enxaqueca associado ao FOP. Nesses casos, há indicação de fechamento. Hoje temos a possibilidade de realizar o fechamento pela cirurgia minimamente invasiva através de cateteres, que substituiu a cirurgia convencional com coração aberto.

A comunicação interatrial é um defeito congênito (quem tem, já nasceu com ele). Em muitos casos é assintomático e não requer tratamento específico. Entretanto, em outros, existe a necessidade do fechamento, pois o paciente pode evoluir com cansaço, falta de ar, indisposição, por alterações de estruturas cardíacas (cavidades), que podem aumentar de tamanho ou sofrer uma sobrecarga devido à comunicação entre os átrios (CIA). O procedimento é realizado pela perna (veia femoral), onde implantamos uma prótese oclusora para o fechamento do defeito. Alérgicos a iodo podem fazer o procedimento, após preparo adequado. Dúvidas? Escreve pra mim

Daniel Peralta

Cardiologista

Rio de Janeiro

Quais profissionais realizam Fechamento de comunicacao interatrial?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.