Histerectomia vaginal - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Especialistas - histerectomia vaginal

Lucas Ribeiro

Lucas Ribeiro

Endocrinologista, Ginecologista

Lavras

Agendar uma visita
Denise Leal

Denise Leal

Ginecologista

São José dos Campos

Agendar uma visita
Roberto Didier

Roberto Didier

Ginecologista

Sobral

Adriano Wollmann

Adriano Wollmann

Ginecologista

Curitiba

Agendar uma visita

Perguntas sobre Histerectomia vaginal

Nossos especialistas responderam a 78 perguntas sobre Histerectomia vaginal

Eu sugiro esperar mais uns 10 dias para dirigir, pois o esforço dos pedais pode prejudicar o processo de cicatrização.

A adenomiose é uma condição médica em que o tecido que normalmente reveste o útero cresce dentro das paredes musculares do órgão. A condição pode causar dor, sangramento intenso e desconforto…

Especialistas falam sobre Histerectomia Vaginal

Uma histerectomia pode ser realizada pela via abdominal, por via vaginal e por videolaparoscopia. A indicação da melhor via dependerá de uma avaliação do médico especialista para cada caso. A via menos agressiva para a paciente é a via vaginal, em segundo lugar vem a via laparoscópica. Ambas requerem um profissional com treinamento adequado para proporcionar menos risco às pacientes.

Corival Castro

Ginecologista

Goiânia


A histerectomia é a cirurgia ginecológica mais realizada no mundo. Várias doenças podem acometer o útero e levar a necessidade de retirada deste órgão. A alteração mais frequente é, sem dúvida, a leiomiomatose (também conhecida como miomatose) uterina, que é uma patologia benigna. A via vaginal é a via preferencial para a extração deste orgão por apresentar menor risco cirúrgico para a paciente, uma menor hospitalização e uma mais rápida recuperação e retorno a vida normal. Esta cirurgia deve ser realizada pelo especialista uroginecologista.

Em nossa opinião, a recuperação mais rápida de uma cirurgia está relacionada a uma técnica minimamente invasiva capaz de resolver a moléstia em questão. No caso da histerectomia (retirada do útero), alguns precedimentos se destacam, como histerectomia vaginal sem corte no abdome), histerectomia assistida videolaparoscopicamente, histerectomia videolaparoscópica e histerectomia abdominal (com corte no abdome). A escolha do método depende de alguns fatores técnicos e deve ser discutida com o ginecologista. Nossa escolha é decidida no bem estar da mulher e na cura de sua doença.

Paulo Batistuta Novaes

Ginecologista

Vitória

Quais profissionais realizam Histerectomia vaginal?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.