Ureterolitotomia - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Especialistas - ureterolitotomia

Perguntas sobre Ureterolitotomia

Nossos especialistas responderam a 22 perguntas sobre Ureterolitotomia

Ola
O cateter duplo jota pode ficar até 6 meses pois a partir desse período aumenta risco de calcificação
Att
Dr Alexandre

Bom dia! Para tratamento cirúrgico de cálculos renais de dimensões inferiores a 1cm, existe a ureterorenolitotripsia flexível. É um procedimento diferente da ureterolitotomia para cálculos ureterais…

Especialistas falam sobre Ureterolitotomia

A ureterolitotripsia rígida é um tratamento indicado para cálculos localizados no ureter. É um procedimento mutio pouco invasivo, realizado sem cortes. O aparelho entra pela uretra, passa pela bexiga e entra no canal identificando a pedra que é totalmente removida ou fragmentada em pedaços. A ureterolitotripsia flexível é um outro tratamento pouco invasivo que utiliza um aparelho diferente que consegue chegar até o interior do rim e remover cálculos menores. A fragmentação das pedras pode ser realizada com o laser e um cateter interno, chamado duplo j, na maioria das vezes é utilizado para auxiliar na cicatrização e eliminação de fragmentos. Estou á disposição para maiores esclarecimentos.

Leonardo Gomes Lopes

Urologista

Belo Horizonte


A ureterolitotomia (ou ureterolitotripsia) é um procedimento utilizado para quebrar cálculos que estão dentro do ureter e estão causando muita dor ao paciente. Esse procedimento é realizado sob anestesia (geralmente raque). É colocado um aparelho bastante fino pelo canal urinário do paciente e é identificado o cálculo. O cálculo é então completamente fragmentado por esse aparelho. Após isso geralmente é colocado um cateter duplo J que é retirado dentro de algumas semanas. Geralmente a recuperação é rápida. Os pacientes sentem muito alívio das dores após esse procedimento.

Bruno Mapurunga

Urologista

Sobral

Quais profissionais realizam Ureterolitotomia?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.