Dr. Alexandre Andrade Leite

Psicólogo · Mais

São Paulo 1 endereço

Número de registro: CRP 06/152174

Experiência

Olá!

Meu nome é Alexandre Andrade Leite, sou psicólogo clínico, atuo com as mais diversas demandas através da Terapia Cognitivo Comportamental.

Atuo em consultório desde janeiro de 2019 com atendimentos online e desde 2020 com atendimentos presenciais.

Considero a terapia uma forma muito importante de entendimento de si próprio, com o grande objetivo de descobrir as melhores formas de entendimento de cada aspecto que molda o subjetivo.

Dentro de minha experiência como psicólogo, percebi a necessidade das pessoas de entender o significado que dão a cada episódio de suas vidas.

A partir deste ponto, o paciente consegue das maneiras mais diversas transformar estes significados para renovar sua visão dos momentos mais importantes e críticos de sua trajetória, afinal, temos muita dificuldade em entender os motivos dos fatos que nos afetam, não é mesmo?

Em minha trajetória como psicólogo, sempre tive como base inicial fornecer total amparo a cada palavra dita, até porque são o símbolo de cada passo dado em toda sua estrada até aqui.

Tendo este ponto inicial, seremos uma equipe completamente focada inicialmente em desenvolver seu bem-estar e saúde mental e na compreensão e entendimento de sua existência.

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Planos de saúde não aceitos

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Consultório

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Psicólogo Alexandre A. Leite

Rua Garção Tinoco, Santana, São Paulo 02402-020

Disponibilidade

Este especialista não oferece agendamento online neste endereço

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Serviços e preços

  • Primeira consulta psicologia

    R$ 75

  • Orientação Vocacional

    R$ 75

  • Terapia Familiar

    R$ 75

  • Terapia de Família

    R$ 75

  • Terapia de Casal

    R$ 75

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Dúvidas respondidas

2 dúvidas de pacientes respondidas na Doctoralia

Pergunta sobre Retardo Mental

Quais são as diferenças entre atraso no desenvolvimento infantil e deficiência intelectual?

Quando uma criança não atinge os marcos de desenvolvimento esperados na idade certa, seja na fala, nos movimentos, no aprendizado ou na interação social, dizemos que há um atraso no desenvolvimento infantil. Em alguns casos, esse atraso é passageiro e se resolve com acompanhamento adequado. É importante lembrar que nem todo atraso significa um problema permanente.

Já a deficiência intelectual é diferente: é uma condição que afeta o desenvolvimento do cérebro, onde a pessoa tem um nível de inteligência abaixo do normal (QI abaixo de 70) e dificuldades para se adaptar e lidar com situações do dia a dia. Essa condição começa na infância e é permanente, impactando o desenvolvimento de forma geral.

A diferença principal é que o atraso pode ser algo isolado e que se resolve, enquanto a deficiência intelectual é uma condição que dura a vida toda, precisa de avaliação especializada e acompanhamento contínuo. O diagnóstico de deficiência intelectual só é feito após os cinco anos de idade, levando em conta o que a criança consegue fazer e as necessidades que ela apresenta.

Dr. Alexandre Andrade Leite

Pergunta sobre Retardo Mental

Como reconhecer atraso cognitivo e social de crianças ?

Perceber um desenvolvimento mais lento em crianças, tanto na forma de aprender quanto de interagir, se revela ao notar que elas não alcançam as habilidades esperadas para a idade. No que diz respeito ao aprendizado, isso pode aparecer como dificuldade em identificar coisas, pouco interesse pelo que está ao redor, demora para começar a falar, vocabulário pequeno, dificuldade em entender e seguir comandos simples, resolver desafios próprios da idade ou usar o que aprendeu em outras situações. No lado social e emocional, pode-se notar pouco contato visual, falta de vontade de brincar com outras crianças, dificuldade em mostrar o que sente, pouca capacidade de se colocar no lugar do outro, comportamentos agressivos ou de isolamento e dificuldade em entender as regras sociais.

Alguns sinais são mais sérios e pedem uma avaliação rápida, como perder habilidades que já tinha, não conseguir falar de forma compreensível depois dos dois anos, não responder quando as pessoas interagem com ela, ter comportamentos repetitivos muito fixos, machucar a si mesma ou ter reações emocionais exageradas.

Descobrir cedo esses sinais é muito importante. É aconselhável anotar tudo o que se observa, conversar com os profissionais da escola e buscar ajuda de vários especialistas (psicólogo, fonoaudiólogo, neurologista infantil, terapeuta ocupacional). Agir logo no início aumenta muito as chances de a criança se desenvolver bem e ter uma vida melhor.

Dr. Alexandre Andrade Leite

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Perguntas frequentes