Artigos 27 fevereiro 2024

Tratamento de descolamento de retina

Equipe Doctoralia
Equipe Doctoralia

Crie sua conta como paciente na Doctoralia e agende consultas de forma rápida e simples

A retina é a camada interna que envolve o olho por dentro e recebe a luz proveniente dos objetos, transmitindo posteriormente a informação ao cérebro através do nervo óptico para que possamos interpretar o que vemos.

O que é o descolamento de retina?

O descolamento de retina ocorre quando parte desta retina se separa de seu ponto de fixação original, resultando em uma perda de visão que afeta uma parte ou todo o campo visual. A maioria dos descolamentos de retina ocorre devido a rupturas nesta retina, geralmente após trações do gel vítreo. O gel vítreo preenche o interior do olho e tem certa tendência, com a idade e em outras situações, a contrair-se e tracionar a retina, podendo rompê-la e, posteriormente, desenvolver um descolamento de retina. Certas lesões prévias na retina podem enfraquecê-la, tornando-a mais propensa a rupturas. É mais comum em pessoas com miopia alta, com antecedentes familiares de descolamento de retina, traumatismos oculares, diabetes, inflamações oculares, entre outros.

Vejo moscas volantes (miodesópsias) . É um descolamento de retina?

Não necessariamente, mas é conveniente ser revisado e controlado por um médico oftalmologista após o aparecimento de moscas volantes ou se estas mudarem em quantidade ou densidade. Outros sintomas de alarme pelos quais deveríamos consultar sem demora um médico oftalmologista, além do aparecimento ou mudança nas moscas volantes, são luzes, flashes e/ou relâmpagos, diminuição abrupta da visão ou do campo visual.

mulher consulta oftalmologista descolamento de retina Prevenção e o tratamento antes que ocorra o descolamento de retina são fundamentais

Qual é o tratamento se tenho descolamento de retina?

A prevenção e o tratamento antes que ocorra o descolamento de retina são fundamentais, seja tratando as lesões prévias na retina que podem evoluir para uma ruptura, seja tratando um descolamento de retina com fotocoagulação a laser. O tratamento com fotocoagulação a laser é um procedimento ambulatorial que não requer internação. Se já ocorreu um descolamento de retina, o tratamento é cirúrgico, e o oftalmologista decidirá o procedimento adequado para o seu caso após estudá-lo.

Como é o tratamento de descolamento de retina

Existem diferentes técnicas cirúrgicas para tratar o descolamento de retina. Desde a retinopexia pneumática, que consiste em introduzir gás dentro do olho, o qual se expande ao longo de alguns dias e sela a ruptura com crioterapia (aplicação de frio para criar uma cicatriz que feche a ruptura) ou laser, até a cirurgia escleral clássica, na qual são colocados implantes ou cerclagens na esclera ou camada externa branca do olho para aproximar a retina neurosensorial descolada da não descolada, adicionando ou não gás e laser ou crioterapia, e a vitrectomia posterior, técnica na qual, após introduzir instrumentos de calibre mínimo dentro do olho, é removido o gel vítreo que preenche o interior do olho, a retina é reaplicada e, em seguida, as rupturas são seladas.
Geralmente, é realizado com anestesia local por meio de uma injeção de anestésico ao redor do olho e sedação. O oftalmologista explicará qual é a técnica mais adequada para o seu caso.

Tenho um alto grau de miopia, o que devo fazer?

Todas as pessoas devem fazer revisões oftalmológicas periódicas, mas as pessoas com miopia alta têm um risco maior de desenvolver certas doenças associadas à miopia, como descolamento de retina, membranas neovasculares miópicas, etc., e, portanto, devem realizar avaliações com uma certa frequência por um médico oftalmologista, mesmo que não apresentem sintomas.

Devo ter alguma precaução depois da cirurgia de descolamento de retina?

Você deve seguir as instruções médicas e o tratamento prescrito pelo médico oftalmologista. Além disso, deve-se ter cuidado com as mudanças de pressão atmosférica se gás intraocular foi utilizado durante o procedimento, pois as mudanças no volume de gás intraocular podem causar danos irreversíveis ao nervo óptico. O oftalmologista explicará essas limitações que dependerão da técnica e do gás utilizado, e se é necessário algum tratamento postural pós-operatório. Existem poltronas disponíveis para compra ou aluguel que podem tornar o pós-operatório mais confortável.

Em conclusão, o descolamento de retina é uma doença que pode ser prevenida por meio de revisões oftalmológicas periódicas e conhecimento dos sintomas de alerta que exigem consulta a um médico oftalmologista. Se o descolamento de retina já ocorreu, a solução é cirúrgica, e o prognóstico funcional visual depende principalmente do tempo de evolução do descolamento e de múltiplos fatores que o oftalmologista explicará.

A publicação do presente conteúdo no site da Doctoralia é feita sob autorização expressa do autor. Todo o conteúdo do site está devidamente protegido pela legislação de propriedade intelectual e industrial.

O site da Doctoralia Internet S.L. não substitui uma consulta com um especialista. O conteúdo desta página, bem como os textos, gráficos, imagens e outros materiais foram criados apenas para fins informativos e não substituem diagnósticos ou tratamentos de saúde. Em caso de dúvida sobre um problema de saúde, consulte um especialista.

Doctoralia Brasil Serviços Online e Software Ltda Rua Visconde do Rio Branco, 1488 - 2º andar - Batel 80420-210 Curitiba (Paraná), Brasil

www.doctoralia.com.br © 2023 - Agende agora sua consulta

Este site usa cookies
Continue navegando se concorda com nossa política de cookies.