O que é a toxoplasmose?

A toxoplasmose é uma doença causada por um parasita protozoário, Toxoplasma gondii. Toxoplasma existe em todo o mundo. Os pássaros, gatos e outros animais domésticos servem como um reservatório do parasita e praticamente todos os mamíferos podem ser infectados por ele. O gato é muito importante na transmissão desta doença.

Na maioria das pessoas cujo sistema imunológico é normal, Toxoplasma não produz uma doença, mas apenas uma infecção sem sintomas. Posteriormente, o parasita pode permanecer no corpo na forma de cistos, causando uma infecção crônica que geralmente não causa conseqüências (mesmo se houver uma alteração do sistema imune, o parasita poderia ser "reativada"). Nestes casos, o tratamento é geralmente necessário.

Nos seres humanos, a Toxoplasma pode causar qualquer uma das seguintes condições:

A toxoplasmose aguda

  • Em pessoas com sistema imunológico normal.
  • Em pessoas com sistema imunológico prejudicado, como pacientes com câncer ou que tomam drogas imunossupressoras. Em pacientes com AIDS, a doença afeta principalmente o sistema nervoso (especialmente o cérebro) e, mais raramente os pulmões, olhos ou outros órgãos.

A toxoplasmose congênita

Que é transmitida da mãe para o feto, quando se tem uma infecção durante a gravidez. Nem todos os fetos cuja mãe é infectada durante a gravidez serão infectados, apenas alguns sofrerão uma doença, mas se ocorrer, suas conseqüências podem ser graves. A probabilidade de doença no feto depende do mês da gravidez em que ocorre a infecção materna e depende se à mãe foi administrado o tratamento contra o toxoplasma (que reduz o risco de infecção congênita).

A toxoplasmose ocular

Também chamado de retinocoroidite toxoplasma. Geralmente o resultado de uma doença congênita, mas os sintomas podem ser produzidos se não ocorrer até a idade adulta.

Como as pessoas contraem a toxoplasmose?

As duas rotas principais são orais e congênitas e mais raramente podem ser adquiridos por transfusões de sangue, transplantes de órgãos ou acidentes em laboratório.

Gatos eliminam uma forma do parasita nas fezes, chamado de oocistos, que podem permanecer viáveis ??no solo por muitos meses. Sob certas condições ambientais, o oocisto amadurece e forma os chamados taquizoítos, que quando ingeridos por uma pessoa, podem causar infecção. Portanto, solo ou alimentos contaminados com fezes de gato podem ser uma fonte de infecção.

Como nos seres humanos, muitos taquizoítos são espalhados por todo o corpo e, eventualmente, formam tecidos na forma terço do parasita que chamamos de cisto de tecido. A ingestão de carne de um animal que contenha cistos, se for mal cozido, também é uma fonte de infecção.

A forma congênita é adquirida pelo feto dentro do útero, parasitas de sua mãe está errado.

Quais são as manifestações da toxoplasmose?

  • Em quase 90% dos casos a infecção ocorre sem sintomas.
  • Em casos mais raros dos sintomas da doença (toxoplasmose aguda), é geralmente manifestada por aumento dos gânglios linfáticos, especialmente o pescoço, mas também na virilha, axilas, etc Pode ser acompanhada por febre, mal estar, dores musculares, suores noturnos, dor de garganta, e às vezes uma erupção sobre a pele manchada.
  • Em casos de toxoplasmose aguda em pacientes com comprometimento do sistema imunológico, os sintomas geralmente ocorrem no envolvimento do cérebro (convulsões, habilidades motoras prejudicadas, fala, fraqueza, sintomas psiquiátricos, etc) .. Em pacientes com doença pulmonar geralmente têm febre, tosse e dificuldade para respirar.
  • Toxoplasmose ocular causa alterações na visão.
  • Resultados de toxoplasmose congênita mostram variadas manifestações, entre as quais podem ser encontradas: problemas de visão, epilepsia, retardo mental, problemas de pele, doenças do sangue, etc.

Algumas dicas

Mulheres grávidas que não sabem se no passado tiveram a doença ou que tenham sido infectadas devem tomar algumas precauções para minimizar o risco de infecção durante a gravidez e, assim, evitar que a doença passe para o feto:

  • Lavar as mãos após o contato com carne crua ou legumes.
  • As mãos devem ser lavadas depois de se estar em um parque ou um jardim, etc.
  • Não coma ovos crus, e evite leite não pasteurizado (principalmente de cabra).
  • Evite qualquer contato com fezes de gato ou objetos contaminados por eles.
  • Não coma carne que não tenha sido bem cozida pelo calor. Comer carne cozida adequadamente. Lembre-se que as salsichas muitos vezes não são previamente cozidas.
  • O controle de moscas e baratas também é útil.

Mulheres grávidas que tem gatos são mais facilmente infectadas do que aquelas que não.

Como o médico faz o diagnóstico da toxoplasmose?

Quando há suspeita de que pode haver uma toxoplasmose, geralmente uma amostra de sangue colhida para análise de anticorpos contra o toxoplasma. Isto estabelece se existe uma infecção e se é recente ou antiga.

Existem outros métodos que são menos utilizados, como é o isolamento do parasita em certos tipos de células, ou o estudo de amostras (biópsias, fluidos corporais, etc.), que são coradas e vistas sob um microscópio. Existem outras técnicas mais complexas.

Se uma mulher grávida é infectada durante a gravidez, a amniocentese poderia determinar se o feto também é afetado.

Para o diagnóstico precoce da toxoplasmose congênita há evidências, quando se utiliza uma amostra de sangue do calcanhar do recém-nascido, que é o mesmo tipo de amostra é rotineiramente utilizada na Espanha para o diagnóstico de outras doenças como hipotireoidismo congênito ou PKU.

Quais são as implicações para o futuro com esta doença?

Esta doença é geralmente leve e sem seqüelas. Excepcionalmente, pode haver complicações como encefalite (inflamação do cérebro), miocardite (inflamação do músculo do coração) ou retinite (inflamação da retina).

Quando uma infecção ocorre, o corpo reage, produzindo anticorpos contra o parasita, que fornece imunidade a mesma infecção.

Se uma mulher é infectada durante a gravidez pode transmitir a infecção para o feto (o risco é estimado em 20%, mas varia de acordo com a duração da gestação). Infecção no primeiro trimestre da gravidez é geralmente muito grave para o feto e, muitas vezes termina com um aborto espontâneo ou uma doença grave no recém-nascido. Infecção mais tarde na gravidez geralmente não causa sintomas específicos, exceto a retinite acima mencionada.

O recém-nascido pode ter a infecção ao nascimento, mas não apresentar sintomas. Estes podem manifestar-se depois de um tempo. Nestes casos, o tratamento precoce pode prevenir a recaída.

Como é o tratamento para a toxoplasmose?

Muitos casos não requerem tratamento específico, mas há aqueles que exigem ser tratados por especialistas usando drogas adequadas, tais como pirimetamina, sulfadiazina e espiramicina.