Hosana Piedade Sousa

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Dúvidas respondidas

3 dúvidas de pacientes respondidas na Doctoralia

Pergunta sobre Apoio Psicopedagógico

Boa noite!
Minha filha completa 03 anos em 14/06/2025.
Quando completou 2 anos (14/06/2024) entrou no Maternal. Hoje sabe reconhecer sem dificuldades todas as cores, conta até o número 10, reconhece os números até o 5, reconhece as vogais, fala tudo sem dificuldades, é super comunicativa e entende e participa de conversa com crianças e adultos, se alimenta sozinha.
A escolinha quer permanece-lá no Maternal 1 devido a idade, mas estou preocupada. Repetir o mesmo módulo, mesmas tarefinhas, mesmos temas,… não vejo nenhum acréscimo de conhecimento para ela.
Como devo dialogar com a escola?
Deve realmente permanecer numa turma onde as crianças vão estar iniciando?

Entendo sua preocupação. Pelo desenvolvimento descrito, sua filha apresenta avanços cognitivos, linguísticos e sociais compatíveis, ou até superiores, à faixa etária. A decisão de mantê-la no Maternal 1 se baseia principalmente no critério etário, mas é fundamental considerar também seu nível de aprendizagem. Repetir as mesmas propostas pedagógicas pode, de fato, gerar desmotivação. O ideal é dialogar com a escola solicitando que, independentemente da turma, ela receba estímulos condizentes com suas habilidades atuais, por meio de atividades diferenciadas ou desafios extras. Dessa forma, mesmo permanecendo no Maternal 1, seu desenvolvimento não ficará limitado apenas ao currículo da série. Uma alternativa é sugerir uma avaliação psicopedagógica para embasar essa conversa, oferecendo um parecer técnico sobre o avanço dela.

 Hosana Piedade Sousa

Olá, levei minha filha de 9 anos no colégio, e a professora disse que ela anda copiando muito devagar, outra professora já tinha me comentado a mesma coisa, queria saber como poderia ajudar ela, pois tá sendo prejudicada com atrasos de matérias

É comum algumas crianças apresentarem ritmo mais lento na cópia, e isso pode estar ligado a fatores como atenção, coordenação motora ou até mesmo insegurança na escrita. Uma forma de ajudar sua filha é estimular exercícios de coordenação motora fina em casa (como atividades com massinha, recorte, pintura), além de propor pequenos treinos de cópia em ambientes tranquilos e sem pressa, aumentando gradativamente o tempo e a quantidade de escrita. Também é importante alinhar com a escola para que ela tenha apoio nesse processo, evitando que se sinta pressionada. Se a dificuldade persistir, uma avaliação psicopedagógica pode ajudar a identificar a causa e propor estratégias mais específicas.

 Hosana Piedade Sousa
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