Leticia Ruthes

Psicóloga · Mais

Itaiópolis 1 endereço

Número de registro: CRP SC 27803

Experiência

Abordagem terapêutica

Terapia cognitivo comportamental

Pacientes que trato

Adultos

Serviços e preços

  • Primeira consulta psicologia

    R$ 130

Consultório

Ampliar o mapa abre num novo separador
Psicóloga - Leticia Ruthes

Centro, Centro , Itaiópolis 89340000

Disponibilidade

Este especialista não oferece agendamento online neste endereço

Ampliar o mapa abre num novo separador

Planos de saúde não aceitos

Este especialista só aceita pacientes particulares. Você pode pagar particular para marcar, ou encontrar outro especialista que aceite o seu plano de saúde.

Opiniões em breve

Envie a primeira opinião

Você já passou por consulta com Leticia Ruthes? Conte aqui como foi. Outros pacientes vão te agradecer por ajudá-los a escolher o melhor especialista.

Enviar opinião

Dúvidas respondidas

2 dúvidas de pacientes respondidas na Doctoralia

Pergunta sobre Transtorno de ansiedade social

Qual diferença entre terapia do esquema e TCC para tratamento de ansiedade social?

Tanto a Terapia do Esquema quanto a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) podem ser eficazes no tratamento da ansiedade social, mas elas têm abordagens e profundidades diferentes.
A TCC (Terapia Cognitivo-Comportamental) é uma abordagem focada no presente, que trabalha a ansiedade social modificando pensamentos automáticos e comportamentos de evitação.
Já a Terapia do Esquema aprofunda mais nas raízes emocionais da ansiedade, explorando padrões formados na infância, como sentimentos de rejeição, inadequação ou vergonha, é mais indicada quando a ansiedade social está ligada a feridas emocionais antigas ou repetitivas.

 Leticia  Ruthes

Meu filho tem 3 anos 8 meses é muito carinhoso e inteligente , gosta de montar quebra cabeças e pintar.
desde 1 ano e 6 meses ia para uma escolinha pequena que tinha 5 alunos na sala.
Tirei ele dessa escolinha e colocamos ele em uma outra bem maior, ele ficou uns 3 meses em casa sem frequentar a escola ate eu conseguir a vaga.
As duas primeiras semana ele estranhou um pouco, chorou uns dois dias quando eu deixava ele de manha, mas era bem tranquilo, mas fazem uns 5 dias que ele não quer ir para escola, chora muito quando eu deixo, e fica em casa falando que não quer ir para escola.
Converso com ele para buscar entender o motivo e dar apoio para ele, mas ele apenas diz que não gosta da escola grande , que tem muitos alunos, que quer que eu coloque ele em uma escola menor, sinto ele ansioso a noite pois ele fica pensando no outro dia em ter que ir para escola.
Como devo agir, devo esperar quanto tempo ate intervir com algum tipo de suporte profissional ?

Você está sendo muito cuidadosa e atenta com ele, e isso já é algo muito importante. Mudanças como essa podem ser bem desafiadoras, especialmente para crianças sensíveis e observadoras como o seu filho.

O que ele está expressando mostra que algo o está incomodando, e é muito bom que ele consiga colocar isso em palavras. Em muitos casos, esse processo de adaptação leva um tempinho mesmo, mas quando o desconforto aumenta (em vez de melhorar com o tempo), vale a pena observar com mais atenção.

Se nos próximos dias você continuar notando essa ansiedade, especialmente se afetar o sono, o apetite ou o humor dele, pode ser interessante buscar um apoio profissional, e estar em constante contato com a escola, não como algo urgente, mas como um cuidado a mais. Às vezes, com uma escuta especializada, a criança se sente mais segura para elaborar essas mudanças.

 Leticia  Ruthes

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.

Perguntas frequentes