Marina Simões

Psicóloga · Mais

Número de registro: CRP PR 08/43798

Experiência

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e Pós-Graduada em Psicologia Clínica. Atualmente, sou Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Análise do Comportamento da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e atuo como Psicóloga Clínica em consultório particular, com foco no atendimento de adultos neurodivergentes.
mais Sobre mim

Abordagem terapêutica

Dbt - terapia comportamental dialética

Experiência em:

  • Analista do comportamento
  • Tdah
  • Transtorno do espectro autista (tea)

Pacientes que trato

Adultos

Serviços

Sem informação sobre serviços e preços

Este especialista ainda não adicionou nenhuma informação sobre serviços

Consultório

Disponibilidade

Este especialista não oferece agendamento online neste endereço

Planos de saúde não aceitos

Este especialista só aceita pacientes particulares. Você pode pagar particular para marcar, ou encontrar outro especialista que aceite o seu plano de saúde.

Opiniões em breve

Envie a primeira opinião

Você já passou por consulta com Marina Simões? Conte aqui como foi. Outros pacientes vão te agradecer por ajudá-los a escolher o melhor especialista.

Enviar opinião

Dúvidas respondidas

10 dúvidas de pacientes respondidas na Doctoralia

Pergunta sobre Autismo

O que é espectro expandido ou fenótipo ampliado do autismo?

O espectro expandido ou fenótipo ampliado do autismo (FAA) refere-se à presença de traços mais sutis e leves relacionados ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), mas que não chegam a configurar um diagnóstico formal. Entre essas características, estão uma certa rigidez no modo de pensar ou agir, preferência por rotinas, sensibilidade sensorial aumentada, dificuldades discretas na interação social e interesses restritos ou altamente específicos.

Esses traços são mais comuns em familiares de pessoas diagnosticadas com autismo, o que reforça a base genética do espectro. Além disso, em alguns casos, esses sinais podem estar parcialmente camuflados/mascarados por estratégias de adaptação desenvolvidas ao longo da vida, o que pode dificultar sua identificação. O conceito de espectro expandido ajuda a compreender a diversidade de manifestações do autismo e a reconhecer que ele pode se expressar de formas mais sutis em diferentes pessoas.

 Marina Simões

Pergunta sobre Autismo

É verdade que existe relação do Fenótipo Ampliado do Autismo (FAA) com Transtorno do Espectro Autista (TEA)?

Sim, existe uma relação entre o Fenótipo Ampliado do Autismo (FAA) e o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O FAA descreve um conjunto de características mais sutis e menos intensas associadas ao autismo, como uma leve rigidez cognitiva ou comportamental, preferência por rotinas, hipersensibilidade sensorial, dificuldades discretas na comunicação social e interesses mais restritos ou específicos.

Esses traços costumam aparecer em familiares de pessoas diagnosticadas com TEA, o que reforça a influência genética no desenvolvimento do espectro autista. Em alguns casos, o FAA também pode refletir formas de adaptação aprendidas ao longo da vida, como estratégias de camuflagem social, que atenuam ou ocultam sinais mais evidentes de autismo, dificultando o reconhecimento do quadro em sua totalidade.

 Marina Simões
Ver todas as respostas

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.

Perguntas frequentes