15 dias tomando segundo comprimido de fluoxetina de 20mg e tenho vários efeitos colaterais. Isso é n

4 respostas
15 dias tomando segundo comprimido de fluoxetina de 20mg e tenho vários efeitos colaterais. Isso é normal?
É normal sentir efeitos colaterais nos primeiros dias de fluoxetina, mas geralmente eles diminuem com o tempo. Se persistirem ou forem intensos, é importante consultar seu médico.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Geralmente os efeitos colaterais da fluoxetina aparecem durante a primeira e segunda semana de uso do medicamento. Costumam desaparecer depois desse período. O efeito terapêutico demora um pouco mais. Normalmente após o dia 21 de uso da medicação. Caso os efeitos sejam muito incômodos, seria interessante voltar a se consultar com o seu psiquiatra para uma reavaliação. Caso precise, estou à disposição.
Olá. Os efeitos colaterais da fluoxetina tendem a ser temporários e cessarem de forma progressiva ao longo de 04 semanas, portanto é habitual que ainda acha a sensação de alguns efeitos indesejados. Apesar disso, é importante que você informe a seu médico psiquiatra sobre os efeitos que está apresentando pois ele saberá te orientar a manejá-los de maneira confortável.
Dr. Thiago Miranda Sales
Psiquiatra
São Paulo
A fluoxetina, como outros inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS), pode causar efeitos colaterais, especialmente nas primeiras semanas de uso ou após um aumento de dose. Sintomas como náusea, insônia, agitação, dor de cabeça, alteração do apetite e desconforto gastrointestinal são comuns no início do tratamento e tendem a diminuir com o tempo, conforme o organismo se adapta à medicação.

No entanto, se os efeitos colaterais forem intensos ou persistirem por mais de quatro semanas sem melhora, pode ser necessário reavaliar a dose ou considerar alternativas. Algumas estratégias, como tomar a medicação pela manhã e associar medidas para reduzir desconfortos (como alimentação adequada e hidratação), podem ajudar.

Caso os sintomas estejam impactando muito sua rotina, o ideal é conversar com o profissional que acompanha seu tratamento para ajustes, se necessário.

Esclareci sua dúvida?

Estimo melhoras,
Dr. Thiago Sales

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.