A 2a dose da vacina varicela (homem adulto que nunca teve VVZ) pode induzir um falso positivo na sorologia

2 respostas
A 2a dose da vacina varicela (homem adulto que nunca teve VVZ) pode induzir um falso positivo na sorologia hiv ?
Dra. Izabella Safe
Infectologista
Manaus
Olá!
Pessoas que vacinaram recentemente podem ter um resultado falso positivo para o HIV. Essa associação é mais conhecida com a vacina Influenza (H1N1). De qualquer forma, na suspeita de um teste falso positivo, deverá ser feito a contraprova.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Aryadyne Bueno Rocha Szesz
Médico clínico geral
Telêmaco Borba
A vacina contra varicela (VVZ), mesmo na segunda dose em adultos que nunca tiveram contato prévio com o vírus, não interfere nos testes de HIV.
- Os exames de HIV (como ELISA de 4ª geração ou PCR) são específicos para detectar anticorpos contra o HIV ou o antígeno p24.
- A vacina da varicela estimula o sistema imunológico apenas contra o vírus varicela-zóster, sem produzir anticorpos que possam “confundir” os testes de HIV.
- Portanto, não há risco de a vacina induzir um falso positivo em sorologias de HIV.
Em resumo:
- A segunda dose da vacina da varicela não altera nem causa falso positivo nos exames de HIV.
- Se o seu exame vier reagente, isso não terá relação com a vacinação, mas sim com o próprio teste ou necessidade de confirmação.
Pode ficar tranquilo: vacinas como a da varicela não interferem nos resultados de HIV.

Especialistas

Adriana da Silva Marques

Adriana da Silva Marques

Médico clínico geral

Recife

Ricardo Ribeiro de Almeida

Ricardo Ribeiro de Almeida

Infectologista

Goiânia

Vanessa Levien Strelow

Vanessa Levien Strelow

Infectologista

Curitiba

Valéria Ribeiro Gomes

Valéria Ribeiro Gomes

Médico clínico geral, Infectologista

Rio de Janeiro

Isabel Cristina Ferreira Tavares

Isabel Cristina Ferreira Tavares

Infectologista

Rio de Janeiro

Nathalie Uski

Nathalie Uski

Infectologista

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 6620 perguntas sobre HIV e AIDS
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.