A apneia tem alguma influência na concentração e memória?

4 respostas
A apneia tem alguma influência na concentração e memória?
A síndrome da apneia-hipopneia do sono é um distúrbio potencialmente grave e com repercussões sobre toda a economia do nosso corpo.

É fácil compreender que a disfunção respiratória ao dormir irá comprometer a oxigenação dos sistemas, levando a danos aos diversos tecidos de nosso organismo - e isso justo na hora em que mais deveriam descansar / se regenerar.

O cérebro, na qualidade de órgão mais nobre, com o metabolismo mais complexo e com a maior demanda de sangue do corpo, certamente será severamente afetado.

Assim, podemos afirmar que é impossível para alguém sem um sono reparador, desenvolver o melhor de sua capacidade intelectual.

Espero ter ajudado. Forte abraço!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A apnéia do sono é um distúrbio que o paciente acometido sofre sim com perda de memória recente e apresenta outros sintomas como cansaço frequente, falta de concentração e pode evoluir com doenças cardiovasculares a longo prazo. É sempre bom realizar um acompanhamento com algumas especialidades como otorrinolaringologia, neurologia e bucomaxilo para que se obtenha um diagnóstico e tratamento multidisciplinar.
A SAOS (síndrome da apnéia obstrutiva do sono) é responsável sim, pela redução da concentração e da memória. A manutenção de um sono superficial com microdespertares é responsável pelo aumento no risco de cefaléia ao despertar, alterações no humor, aumento de idas noturnas ao banheiro para urinar, alterações no humor, dentre outras. Se você ou um familiar ronca durante o sono, apresenta sonolência durante o dia ou dor de cabeça ao despertar, procure um médico para uma avaliação clínica e para realizar uma polissonografia.
Certamente, uma vez que quando sofremos de apneia passamos por micro-despertares contínuos e o sono não atinge fases profundas, a repercussão é letargia, falta de concentração e até mesmo perda de memória.

Especialistas

Rosana Cardoso Alves

Rosana Cardoso Alves

Neurologista

São Paulo

Luiza Costa Villela Ferreira

Luiza Costa Villela Ferreira

Otorrino

Brasília

Fernanda Ribeiro

Fernanda Ribeiro

Dentista

Florianópolis

Gihana Larissa Soares

Gihana Larissa Soares

Neurologista

Viçosa

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 20 perguntas sobre Apneia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.