. A atenção plena pode ajudar em casos de recaída do tabagismo ?

2 respostas
. A atenção plena pode ajudar em casos de recaída do tabagismo ?
A atenção plena pode ajudar sim, porém é algo mais segundário, pois primeiramente precisamos acolher e compreeder as motivações das recaídas, descobrir as suas motivações de vida e atividades prazerosas e rede apoios, e em alguns momentos entrar com medicações para controle da impulsividade e abstinência.

Após toda essas análise que pode levar semanas, ai então podemos entrar com terapias alternativas.

Porém caso o paciente esteja em internação fechada, desde já deve entrar dentro do programa da instituição que pode ter várias terapias integrativas.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim, a atenção plena pode ser muito útil em casos de recaída do tabagismo. Ela ajuda a pessoa a observar o episódio sem julgamento, reconhecendo o que aconteceu, quais gatilhos emocionais ou situacionais levaram à recaída e como se sentiu durante o processo. Esse reconhecimento aumenta a consciência sobre padrões de comportamento, permitindo aprender com a experiência sem gerar culpa excessiva. Além disso, a prática de mindfulness fortalece a capacidade de autorregulação emocional, reduzindo a impulsividade e a reatividade a desejos repentinos de fumar. Com o tempo, isso auxilia a retomar o controle, a fortalecer estratégias de abstinência e a prevenir futuras recaídas, transformando cada episódio em uma oportunidade de aprendizado e fortalecimento da mudança comportamental.

Especialistas

Lai Shao Chi

Lai Shao Chi

Médico de família

Venâncio Aires

Rodrigo Rodrigues Borato

Rodrigo Rodrigues Borato

Médico de família

Bom Despacho

Rafael Quintes Ducasble Gomes

Rafael Quintes Ducasble Gomes

Psiquiatra

Campinas

Daniela Teles

Daniela Teles

Psiquiatra

Vitoria de Santo Antão

Airton Ferreira dos Santos Filho

Airton Ferreira dos Santos Filho

Psiquiatra

Goiânia

Rossana Andressa Mazzaro de Figueirêdo

Rossana Andressa Mazzaro de Figueirêdo

Médico de família

Curitiba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 109 perguntas sobre Transtorno por uso de tabaco
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.