a Camisinha com uso perfeito tem 2% de taxa de erro o que seria esses 2% se ela não estourou e nem foi

3 respostas
a Camisinha com uso perfeito tem 2% de taxa de erro o que seria esses 2% se ela não estourou e nem foi usada de modo incorreto? então mesmo usando camisinha tenho 2% de chance de pegar hiv? E no uso típico tenho só 85 % de não contrair ?
Dr. Heitor Leandro Paiva Rodrigues
Ginecologista
Ribeirão Preto
Olá. As informações que você está se referindo sobre uso típico ou rotineiro e uso perfeito ou ideal é sobre o risco de falha do método com relação a uma gravidez não desejada e não com relação a doenças sexualmente transmissíveis.
O preservativo é ótimo para evitar as doenças sexualmente transmissíveis mas péssimo para evitar gravidez. Tem chance de falha de até 20 vezes para evitar a gravidez quando comparado a uma pílula, injeção ou DIU.
Você está com dúvidas em relação as doenças sexualmente transmissíveis, a prevenção e a contracepção. Desta forma, agende a consulta com o seu médico. Esclareça suas dúvidas.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Victor Hugo Senra Victor
Nutrólogo, Urologista
Rio de Janeiro
Nenhum método contraceptivo é 100% garantido. Mesmo utilizando corretamente o preservativo pode romper sem você perceber. Algumas doenças sexualmente transmissíveis podem ser contraídas pelo contato direto, como o HPV. E a camisinha pode cobrir o pênis mas não a bolsa escrotal, região inguinal e pubis. Por isso não é 100%.
Dr. Antonio Paulo Stockler
Ginecologista
Rio de Janeiro
Uso típico e uso perfeito se referem à taxa de falha contraceptiva do método. Ou seja, em cada 100 mulheres usuárias de preservativo, ao final de um ano, duas estarão grávidas, segundo o uso perfeito. Infelizmente na prática, o uso perfeito nem sempre ocorre, devido a erros de introidução, demora na retirada após a ejaculação, rompimento e etc. Desta forma, pelo uso rotineiro, preve-se que 15 mulheres estarão grávidas ao final de um ano, o que permite concluior que o método não é muito eficiente. O preservativo é método eficiente para prevenção de DST, embora não seja 100%, especialmente para as dorenças que promovem lesões perineais, como herpes, sífilis, cancro e etc.

Especialistas

Isabel Cristina Ferreira Tavares

Isabel Cristina Ferreira Tavares

Infectologista

Rio de Janeiro

Fernanda Mitre Cotta

Fernanda Mitre Cotta

Ginecologista

Belo Horizonte

Kamila de Araujo Mathias

Kamila de Araujo Mathias

Generalista, Médico de família

São Paulo

Cinthia Borduque

Cinthia Borduque

Ginecologista

Gama

José Justiniano Torrico

José Justiniano Torrico

Ginecologista

Rio Branco

Ana Larissa Marques Perissini

Ana Larissa Marques Perissini

Psicólogo, Sexólogo

São José do Rio Preto

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 515 perguntas sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.